Boa parte dos profissionais que participam dos nossos treinamento ocupam cargos de gerentes, diretores, enfim, cargos de gestão e liderança dentro das empresas. E eu sempre faço as mesmas perguntas:

– Para ser gestor preciso ser líder?
Sim! Gestores precisam desenvolver habilidades e aprimorar fundamentos de liderança, pois todo gestor tem que se preparar ao máximo para exercer sua liderança.

– E para ser líder preciso ser gestor?
Não! A liderança pode ser exercida, desenvolvida e aprimorada mesmo quando o indivíduo não atua diretamente em cargos de gestão. Na verdade, você pode liderar um projeto, uma ideia, um programa e não ser, ao mesmo tempo, o gestor responsável pela atividade de gestão propriamente dita.

– E ser líder é fácil?
Depende! Se você está pronto para servir, então é fácil. Já se você está pronto para mandar, então será difícil.

O líder carrega consigo o espírito da liderança servidora, já o chefe impõe a ditadura do “manda quem pode, obedece quem tem juízo”!

No caso, para ilustrar algumas das diferenças entre líder e chefe, essa imagem fala por si só.

Em resumo:
O líder treina a equipe de colaboradores. O chefe se apoia na autoridade.
O líder conquista a autoridade pelo próprio exemplo. O chefe só inspira medo.
O líder gera entusiasmo e engajamento. O chefe gera ansiedade e angústia.

– E como me torno líder?
Algumas pessoas nascem com características marcantes de liderança. Mas engana-se quem acha que a liderança não pode ser aprendida.

Você não precisa “nascer líder” para ser um líder de fato! Você pode se tornar um grande líder apoiando-se numa boa formação acadêmica e profissional, no aprendizado de boas práticas de mercado e, principalmente, em treinamentos que aprofundem suas capacidades de comunicação, organização, análise e direcionamento.

Se precisar de orientação ou cursos de formação de líderes, conte comigo 😉