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  • A IMPORTÂNCIA DO MARKETING DE PERMISSÃO

    O público de hoje é bastante seletivo quanto ao que permite chegar em suas telas e caixas de mensagens. Isso depois de, durante muito tempo, ter sido bombardeado por inúmeros anúncios que não eram de seu interesse, como o marketing era feito tradicionalmente, na base da repetição e de propagandas que invadiam as programações de todos os meios de comunicação.

    Muitas empresas têm se preocupado mais com a imagem que transmitem aos seus clientes, evitando ser invasivas e impertinentes em sua comunicação.

    É aí que entra o marketing de permissão, estratégia assertiva que respeita o espaço do cliente e busca conquistar seu interesse e engajamento.

    O que é marketing de permissão?

    Criado em 1999 pelo americano Seth Godin, este método representa uma modalidade do marketing em que primeiro a empresa busca o consentimento do cliente para, só então, dar início à comunicação e relacionamento… Continue reading

  • TENDÊNCIAS PÓS PANDEMIA

    Muito tem se falado sobre o “novo normal” que virá com o fim da pandemia de Covid-19. Isso porque acredita-se que mesmo com a população imunizada e a doença controlada, alguns hábitos devem permanecer e algumas coisas não voltarão mais a ser como antes.

    A manifestação de um novo vírus em escala mundial trouxe diversas mudanças no comportamento das pessoas e nas prioridades de muitos. Agora está chegando o momento de repensar o futuro das empresas e por isso quero falar um pouco mais sobre as adaptações e desafios para o mercado daqui pra frente.

    Gestores e empreendedores precisam se atentar às tendências pós-pandemia, pois sem dúvidas elas impactarão a forma de fazer negócio e de atendimento ao cliente.

    Lojas online x lojas físicas

    O crescimento dos e-commerces já vinha acontecendo e a pandemia serviu para acelerar o que talvez já fosse um planejamento… Continue reading

  • APLICANDO A INTELIGÊNCIA COMERCIAL 4.0

    Provavelmente você já ouviu falar sobre Marketing 4.0 e sobre Indústria 4.0, também chamada de Quarta Revolução Industrial. O fato é que esse termo 4.0 tem sido cada vez mais utilizado e geralmente tem relação com o uso de dados, sendo sua coleta e análise realizada por meios digitais.

    Em sua empresa já estão aplicando a inteligência comercial 4.0? Esse é um conceito que vem ganhando força e remete a um processo estratégico em que as inovações tecnológicas são utilizadas visando aprimorar os processos comerciais e a tomada de decisões mais assertivas.

    Quero explicar um pouco mais sobre a metodologia e ensinar como implementá-la no seu negócio.

    O que é inteligência comercial 4.0?

    A inteligência comercial, em seu conceito “clássico”, é basicamente o conjunto de estratégias criadas com base em coleta e análise de dados internos e externos, com o objetivo de utilizar as… Continue reading

  • VOCÊ SABE O QUE É RAMP UP DE VENDAS?

    É comum que nas empresas em alguns momentos haja a necessidade de renovar a equipe de vendas, mesmo que seja feito um trabalho para reter talentos e minimizar a rotatividade. E mesmo se as novas contratações forem de profissionais com experiência na área, obviamente um vendedor novato precisa ser treinado até alcançar o nível de desempenho dos veteranos.

    Durante esse processo, é necessário buscar estratégias para evitar grandes impactos nos resultados e para que o “ramp up time” possa ser reduzido. Você sabe o que isso quer dizer? Se ainda não, quero explicar um pouco o que é ramp up de vendas e mostrar como aplicar na prática isso dentro das empresas que buscam alcançar um time com alta performance.

    O que é ramp up?

    Traduzindo o termo do inglês, quer dizer algo como alavancagem, aceleração. Quando o assunto é vendas, ramp up… Continue reading

  • PRODUTIVIDADE NA EMPRESA E NO HOME OFFICE

    A pandemia mundial de Covid-19 trouxe diversos impactos nas vidas das pessoas. E do ponto de vista profissional, sem dúvida, a pandemia produziu efeitos na produtividade de profissionais das mais diferentes áreas de atuação.

    A migração de muitos profissionais que trabalhavam em escritórios para o home office exigiu adaptação e muito jogo de cintura para conciliar as tarefas com as questões pessoais e familiares. Por outro lado, o fato de não sair de casa acabou oferecendo mais tempo para aqueles que buscavam mais qualificação e novos conhecimentos.

    Alguns efeitos da pandemia

    Pesquisas e levantamentos realizados ao longo do último ano apontam que com o crescimento do trabalho remoto, houve aumento na produtividade. Isso porque houve, por exemplo, uma redução na frequência de reuniões. De acordo com o Harvard Business Review, em 2013 cerca de 40% do tempo dos funcionários de uma empresa era… Continue reading

  • RETORNO AO ESCRITÓRIO PÓS-PANDEMIA

    Com o avanço da imunização da população brasileira, muitas empresas estão planejando a saída de seus funcionários do home office e o retorno ao trabalho presencial. A questão é que muitas coisas no mundo pós-pandemia não serão como antes. E o “novo normal” certamente resultará em algumas mudanças no ambiente corporativo.

    Empresários, gestores e líderes têm uma série de preocupações com a iminência desse retorno aos escritórios. Assim como colaboradores também têm seus receios, claro. Por isso é importante abordarmos algumas medidas que podem ajudar nessa transição que para muitos já tem data para acontecer.

    Dicas práticas para um retorno mais seguro

    A maioria das empresas precisará se adaptar para receber seus colaboradores de volta. É fundamental se atentar às orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e do MPT (Ministério Público do Trabalho) para oferecer um ambiente saudável e seguro nessa fase.

    É… Continue reading

  • A IMPORTÂNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL

    As melhores empresas do mundo para se trabalhar são reconhecidas pelo fato de possuírem uma forte cultura organizacional. Mas, afinal, o que é isso e qual a sua importância?

    A cultura organizacional é cuidadosamente construída, pois tem o poder de influenciar o comportamento e a conduta dos colaboradores de uma empresa, o que impacta tanto na imagem do próprio profissional, quanto na imagem da empresa que é transmitida ao público externo, e, portanto, pode gerar maior (ou menor) credibilidade, confiança e aceitação da marca em todo o ambiente mercadológico.

    Sabe aquela empresa que todo mundo gostaria de trabalhar, porque ouve que o clima organizacional é favorável e que o ambiente de trabalho é saudável? Pois é, isso é fruto de uma cultura organizacional forte, que resulta em uma equipe engajada e baixa taxa de rotatividade.

    Falando sobre cultura organizacional

    A cultura organizacional de uma… Continue reading

  • MELHORE A PRODUTIVIDADE NO TRABALHO, DEPENDE DE VOCÊ!

    Será que ainda existem profissionais que não entendem a importância de conseguirem ser mais produtivos no trabalho? Será que ainda existem gestores que trabalham sem pensar no aumento de produtividade da equipe?

    Difícil imaginar uma resposta positiva para as perguntas acima, mas para início de conversa é preciso entender que “ser mais produtivo”, não significa necessariamente “trabalhar mais tempo”, ou, simplesmente “trabalhar somente com mais velocidade na execução de tarefas”. Na verdade, mais tempo de trabalho ou mais velocidade de execução, provavelmente, apenas teriam a capacidade de gerar pessoas mais desgastadas e mais tarefas malfeitas.

    Para pensar em produtividade é interessante entender o conceito de produzir o máximo possível, com o mínimo possível de recursos, ou seja, em outras palavras, gerar o máximo resultado possível, com o mínimo de esforço necessário, tanto para você, quanto para sua empresa.

    Sobre ser improdutivo (sim, você… Continue reading

  • SCRIPT DE VENDAS REALMENTE FUNCIONA?

    O time de vendas é o setor da empresa que está sempre em busca de melhores resultados e de formas mais rápidas e eficientes para atingi-los.

    Os vendedores costumam estar em contato com prospects e leads constantemente, o que envolve ligações e trocas de mensagens e e-mails que exigem um discurso eficaz e seguro, que transmita confiança ao potencial cliente e seja capaz de conduzi-lo pela jornada de compra.

    É para facilitar nessa tarefa que muitas empresas optam por adotar um script de vendas, que funciona como um roteiro para guiar o time comercial sobre o que dizer e quando dizer.

    Mas é preciso cuidado na utilização desse recurso, para que o contato não fique impessoal e distante, acabando por ter um efeito contrário do esperado, repelindo o potencial cliente.

    O que é script de vendas

    Trata-se de uma espécie de documento em que ficam… Continue reading

  • POR QUE USAR UM CRM DE VENDAS

    A sigla CRM é utilizada para designar uma ferramenta de Customer Relationship Management, ou seja, de Gestão de Relacionamento com o Cliente. Em vendas, a ferramenta serve para registrar, organizar e armazenar informações sobre um cliente que de alguma forma esteve em contato com um dos vendedores da empresa.

    Mas não estou falando apenas de uma lista de contatos. Na verdade, um software desse tipo pode oferecer muitos outros benefícios para o negócio. Vou explicar um pouco melhor como um CRM funciona e o quanto pode ser útil na gestão de uma organização.

    Vantagens de usar um CRM

    Em empresas pequenas, no início de suas atividades, geralmente os vendedores fazem uso de planilhas simples ou mesmo agendas para guardar os contatos dos leads que entram em contato.

    Mas para uma equipe de vendas mais eficiente e produtiva, é interessante investir em ferramentas que ofereçam… Continue reading