VOCÊ SABE O QUE É RAMP UP DE VENDAS?

É comum que nas empresas em alguns momentos haja a necessidade de renovar a equipe de vendas, mesmo que seja feito um trabalho para reter talentos e minimizar a rotatividade. E mesmo se as novas contratações forem de profissionais com experiência na área, obviamente um vendedor novato precisa ser treinado até alcançar o nível de desempenho dos veteranos.

Durante esse processo, é necessário buscar estratégias para evitar grandes impactos nos resultados e para que o “ramp up time” possa ser reduzido. Você sabe o que isso quer dizer? Se ainda não, quero explicar um pouco o que é ramp up de vendas e mostrar como aplicar na prática isso dentro das empresas que buscam alcançar um time com alta performance.

O que é ramp up?

Traduzindo o termo do inglês, quer dizer algo como alavancagem, aceleração. Quando o assunto é vendas, ramp up trata do período de alocação e adaptação de um vendedor recém-contratado, ou seja, o processo de escalada que ele passa desde sua contratação até a conclusão de uma venda.

Quando esse vendedor alcança o ramp up em vendas quer dizer que já está preparado para contribuir com os objetivos da empresa e seus resultados financeiros, o que significa que já está apto a atingir as mesmas metas dos outros vendedores da equipe.

É chamado de ramp up time (ou tempo de rampagem) a duração do período necessário para a reposição do time de venda.

Como aplicar na empresa?

É válido começar dizendo que o processo de recrutamento e seleção é extremamente importante para reduzir o ramp up time, pois é fundamental que a contratação seja de um profissional com o perfil que vá de encontro à necessidade atual da equipe.

A partir daí, tem início o processo de treinamento e capacitação do recém-chegado. Uma dica prática é mapear o processo de vendas e dividi-lo em partes menores e aspectos específicos, pois despejar grande quantidade de informações sobre o novo contratado, com treinamentos muito longos e complexos, pode resultar em sobrecarga e dificuldade de absorção do conteúdo.

Também é interessante começar dando ao novo vendedor metas parciais, para que ele comece a produzir os primeiros resultados, e ir aumentando progressivamente até concluir o tempo médio de ramp up da empresa.

Outra boa prática é informar desde o início para o novo membro da equipe quais são as expectativas da empresa quanto ao seu desempenho, não apenas com relação aos resultados de vendas, mas também quanto à duração do período até que ele comece a trazer retorno financeiro.

Por fim, é imprescindível trabalhar a questão da motivação, pois no período de treinamento esse é um ponto bastante relevante. Uma dica simples é compartilhar com os novatos cases de sucesso da equipe, apresentando situações e resultados reais, de modo que os incentive a se engajar e se sintam capazes de também atingirem tal desempenho.

Ficou mais fácil entender o processo de ramp up de vendas na empresa? Para consultorias, palestras, treinamentos e mentoria, entre em contato comigo. O Mago tem soluções customizadas para sua equipe conquistar alta performance.

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