PRODUTIVIDADE NA EMPRESA E NO HOME OFFICE

A pandemia mundial de Covid-19 trouxe diversos impactos nas vidas das pessoas. E do ponto de vista profissional, sem dúvida, a pandemia produziu efeitos na produtividade de profissionais das mais diferentes áreas de atuação.

A migração de muitos profissionais que trabalhavam em escritórios para o home office exigiu adaptação e muito jogo de cintura para conciliar as tarefas com as questões pessoais e familiares. Por outro lado, o fato de não sair de casa acabou oferecendo mais tempo para aqueles que buscavam mais qualificação e novos conhecimentos.

Alguns efeitos da pandemia

Pesquisas e levantamentos realizados ao longo do último ano apontam que com o crescimento do trabalho remoto, houve aumento na produtividade. Isso porque houve, por exemplo, uma redução na frequência de reuniões. De acordo com o Harvard Business Review, em 2013 cerca de 40% do tempo dos funcionários de uma empresa era em reuniões, e em 2020 esse número passou a 26%.

Se por um lado muitos colaboradores passaram a entregar mais, executando suas tarefas de casa, é necessário frisar que é extremamente importante que estes profissionais também consigam impor limites entre as funções profissionais, o tempo de expediente e a vida pessoal.

Isso porque o aumento de carga horária nem sempre é sinônimo de mais resultados. A propósito, geralmente as pessoas mais produtivas são aquelas que têm hora certa para começar e encerrar seu expediente, na empresa ou no home office

De olho na produtividade

A adoção do modelo híbrido de trabalho pode ser interessante para quem tem essa opção. Assim, o o expediente pode ser intercalado, com alguns dias em casa e outros na empresa. Nesse modelo é possível experimentar as vantagens de ambos os formatos, como a versão mais flexível e menos rígida do home office, bem como os encontros presenciais pontuais para o alinhamento da equipe, de modo que a empresa continue reduzindo custos de estrutura, mas garanta um ambiente adequado para determinadas demandas.

Para ser um profissional mais produtivo é preciso ter organização e comprometimento. Sendo assim, é interessante pensar em ações simples e práticas que podem auxiliar no aumento de produtividade, tais como, por exemplo, estabelecer um tempo diário específico para verificar e-mails e mensagens pessoais, pois isso não deve ser feito a todo momento durante o expediente, seja em casa ou na empresa. Para eliminar possíveis distrações, também é válido desativar as notificações de redes sociais dos dispositivos móveis, para evitar que roubem a sua atenção.

Reservar alguns minutos no final do expediente para planejar o dia seguinte também pode cooperar para a otimização do tempo, de modo que as tarefas possam ser colocadas em um cronograma de acordo com o que deve ser feito primeiro. 

Por fim, é essencial respeitar os horários de descanso, nos quais poderá se dedicar à prática de atividades físicas e/ou hobbies, além de passar tempo com a família. Uma boa noite de sono também é imprescindível para reduzir o estresse e a ansiedade e dar ânimo e disposição para que o próximo dia útil seja produtivo. Se você gostou desse conteúdo, sugiro que siga minhas redes sociais — Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube — para não perder as informações e dicas que compartilho.  

Comentários

comentários

Post A Comment