POR QUE USAR UM CRM DE VENDAS

A sigla CRM é utilizada para designar uma ferramenta de Customer Relationship Management, ou seja, de Gestão de Relacionamento com o Cliente. Em vendas, a ferramenta serve para registrar, organizar e armazenar informações sobre um cliente que de alguma forma esteve em contato com um dos vendedores da empresa.

Mas não estou falando apenas de uma lista de contatos. Na verdade, um software desse tipo pode oferecer muitos outros benefícios para o negócio. Vou explicar um pouco melhor como um CRM funciona e o quanto pode ser útil na gestão de uma organização.

Vantagens de usar um CRM

Em empresas pequenas, no início de suas atividades, geralmente os vendedores fazem uso de planilhas simples ou mesmo agendas para guardar os contatos dos leads que entram em contato.

Mas para uma equipe de vendas mais eficiente e produtiva, é interessante investir em ferramentas que ofereçam agilidade e praticidade. Em vez de dados soltos ou espalhados, com um software de gestão o compartilhamento de informações fica mais fácil e a equipe pode trabalhar de modo colaborativo.

Um CRM pode ser instalado nos computadores da empresa, mas isso talvez demande a compra de servidores e até mesmo um profissional da área de TI para realizar manutenções. Outra opção, mais moderna e prática, é o armazenamento em nuvem, o que permite o acesso até mesmo por meio de dispositivos móveis.

Além de permitir melhor controle do processo comercial, de modo que a equipe de vendas visualize para onde deve direcionar seus esforços, acho importante destacar que com o CRM é possível também registrar as perdas de oportunidades, para que os gestores possam conhecer os pontos fracos do produto ou serviço, as falhas de argumentação dos vendedores e onde a concorrência tem saído na frente, para, assim, buscar novas ações e remodelar a oferta.

Relacionamento com o cliente

Nem preciso dizer que vivemos uma época de constante surgimento de novas tecnologias e de transformação digital, certo? Mas acho interessante enfatizar que esse tempo também é marcado pela evolução do relacionamento com o cliente, com o foco em sua experiência.

Mais do que uma ferramenta, uma tecnologia ou uma estratégia, o grande ponto sobre o CRM é seu foco no cliente.

Imagine que um potencial cliente já entrou em contato com a empresa anteriormente, fez várias trocas com um vendedor, buscou informações, mas não chegou a efetivar a compra. Algum tempo depois, ele retorna o contato e precisa recomeçar do zero, repetindo todo o processo. Desgastante para ambos os lados, não é mesmo?

Se a empresa possui um histórico com os dados dos clientes e leads, a experiência oferecida pode ser muito melhor e as abordagens muito mais eficientes. Vale dizer que com um CRM é possível armazenar mais do que informações básicas, como nome, telefone e endereço, mas também visitas ao site da empresa e uma descrição detalhada de todas as interações realizadas.

E a boa notícia é que hoje em dia é possível encontrar bons softwares a preços acessíveis, diferente de algum tempo atrás, em que ter um CRM era algo mais caro.

Esse conteúdo foi útil para você? Então antes de ir embora, sugiro que leia também meu artigo que fala sobre o que é forecast de vendas.

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