A IMPORTÂNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL

As melhores empresas do mundo para se trabalhar são reconhecidas pelo fato de possuírem uma forte cultura organizacional. Mas, afinal, o que é isso e qual a sua importância?

A cultura organizacional é cuidadosamente construída, pois tem o poder de influenciar o comportamento e a conduta dos colaboradores de uma empresa, o que impacta tanto na imagem do próprio profissional, quanto na imagem da empresa que é transmitida ao público externo, e, portanto, pode gerar maior (ou menor) credibilidade, confiança e aceitação da marca em todo o ambiente mercadológico.

Sabe aquela empresa que todo mundo gostaria de trabalhar, porque ouve que o clima organizacional é favorável e que o ambiente de trabalho é saudável? Pois é, isso é fruto de uma cultura organizacional forte, que resulta em uma equipe engajada e baixa taxa de rotatividade.

Falando sobre cultura organizacional

A cultura organizacional de uma empresa reúne elementos que a tornam única, ou seja, é a identidade da organização.

Trata-se de um conjunto de elementos que incluem propósito, objetivos, premissas, crenças, valores, hábitos, princípios, comportamentos e condutas que direcionam o funcionamento do negócio, de modo que as ações e percepções de clientes, tanto internos, quanto externos, reflitam a essência da empresa.

A cultura de uma organização será solidificada no dia a dia, mas seu fio condutor nascerá como fruto da visão dos fundadores da empresa, para depois ser moldada conforme a realidade do mercado e as pessoas envolvidas no negócio. Ela se expressa na maneira como clientes e colaboradores são tratados e se torna uma espécie de “marca registrada” da organização.

Aplicação prática nas empresas

Embora, como dito, a cultura de uma empresa vai sendo moldada com o tempo, para criar uma cultura organizacional forte é necessário ter um planejamento estratégico bem definido, com base em uma missão e uma visão pré-determinadas, pois os gestores precisam entender quais valores que o negócio deseja transmitir como base.

A construção da cultura organizacional já se estabelece no processo de recrutamento e seleção. É fundamental que a organização contrate profissionais que compartilhem dos mesmos princípios e valores da empresa. Por exemplo, startups tendem a precisar de colaboradores mais criativos e dispostos, assim como empresas mais tradicionais necessitam de profissionais mais experientes. Vale dizer que isso não é uma regra, certo?

Outro passo importante para consolidar a cultura organizacional é a valorização da equipe. Para que os funcionários “vistam a camisa” da empresa é importante que se sintam acolhidos e prestigiados no ambiente de trabalho. Uma forma de fazer isso, na prática, é estabelecer planos de carreira, oferecer treinamentos constantes e dar oportunidades de melhoria na qualificação do time.

Além de tornar os colaboradores mais automotivados e produtivos, essa valorização reflete também na forma como eles tratam os clientes internos e externos.

Para a criação de um bom clima organizacional, também é fundamental que haja na empresa uma boa comunicação interna. Se a ideia é que a equipe esteja alinhada e tenha os mesmos objetivos, princípios e valores, estes precisam ser claramente compartilhados e reafirmados constantemente.

Pesquisas internas de clima e reuniões dinâmicas são importantes para que haja sinergia entre os setores e também para eliminar os ruídos e interpretações equivocadas sobre o que a empresa deseja transmitir. 

Vale destacar que a liderança é a principal responsável por manter a cultura organizacional sempre ativa, por isso suas ações devem reforçar os valores da empresa.

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