SUA EMPRESA TRABALHA COM ENDOMARKETING?

Há quem acredite que o marketing tem como finalidade apenas divulgar uma marca ou empresa para conquistar clientes. Mas o fato é que há um público extremamente importante para o funcionamento de qualquer negócio e que também merece atenção especial: o interno.

Ter colaboradores engajados e motivados faz toda diferença nos resultados de uma empresa, mas muitas vezes o endomarketing é negligenciado. Hoje quero falar um pouco do que pode acontecer quando os setores de marketing e de Recursos humanos se unem para criar estratégias internas.

O que é endomarketing

Também chamado de marketing interno, trata-se do conjunto de ações criadas com foco na melhoria do relacionamento entre empresa e colaboradores, visando mais motivação e produtividade.

Diferente da comunicação interna, que tem por objetivo transmitir informações com clareza à equipe, para gerar alinhamento entre os setores, o papel do endomarketing é criar um ambiente de trabalho favorável, promovendo bem-estar nos funcionários, e fortalecer a cultura da empresa a ponto de transformar os profissionais envolvidos em defensores da marca.

Dentre os benefícios do endomarketing, além de um melhor clima organizacional e colaboradores mais motivados, comprometidos e engajados, destacam-se o aumento na produtividade e a redução na rotatividade.

Como fazer

Já que o RH é o setor que conhece melhor os colaboradores, seus problemas e necessidades, e o marketing é responsável pela criação de estratégias, juntos podem fazer o endomarketing acontecer, trabalhando na motivação da equipe e gerando o sentimento de que cada pessoa é importante dentro da organização.

Isso pode ser feito por meio de atividades no dia a dia, treinamentos e ações diferenciadas, como momentos de troca de experiências entre os membros do time.

Dicas práticas

Certamente cada empresa conhece o que pode funcionar melhor com seus colaboradores, mas seguem algumas sugestões para implementar o endomarketing na prática:

  • Ações de integração

Promover eventos entre os funcionários ajuda tanto para que fiquem mais satisfeitos e motivados quanto para que haja melhor integração entre eles. Além de palestras e seminários, vale criar campanhas sociais, formar grupos de estudo ou momentos de relaxamento e atividades físicas.

  • Ações sociais

Responsabilidade social é algo muito importante para as empresas hoje em dia, por isso é interessante engajar os colaboradores em alguma causa, por exemplo, que envolva a comunidade da região em que a organização está localizada.

Uma campanha de arrecadação de alimentos para alguma instituição pode ser uma boa opção para movimentar os funcionários, despertar a solidariedade entre a equipe e promover a união de diferentes setores trabalhando em prol de um mesmo objetivo.

  • Benefícios e prêmios

Oferecer benefícios, como descontos em academias ou cursos de idiomas, demonstra que a empresa se importa com a saúde e qualidade de vida dos funcionários. Também vale recompensar o esforço com premiações, que podem ser, por exemplo, um ingresso para show ou cinema, ou ainda uma folga no dia do aniversário.

E então, sua empresa já trabalha o endomarketing? Ficou mais fácil com as dicas compartilhadas aqui? Para mais conteúdo como esse, siga minhas redes sociais — Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube.

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