VOCÊ SABE O QUE É CO-MARKETING?

Muitas vezes, ao se falar sobre marketing, a maioria das pessoas bate na tecla da competitividade e da concorrência, não é verdade? Entretanto, hoje o assunto é marketing colaborativo, também chamado de marketing compartilhado: o co-marketing.

Isso mesmo, algumas empresas utilizam essa estratégia poderosa para unir forças e potencializar resultados. O co-marketing ocorre quando duas ou mais marcas que possuem um mesmo público-alvo trabalham juntas em uma campanha de divulgação ou na produção de um conteúdo, o que significa diversas vantagens para ambas. Uma parceria de sucesso pode resultar em aumento na visibilidade, redução de custos e, o mais importante, na atração de novos leads.

Vou explicar melhor como isso pode ser feito, continue acompanhando.

Sobre co-marketing

Quando duas empresas atuam no mesmo nicho e têm o mesmo público-alvo não significa necessariamente que elas competem entre si. Por exemplo, uma marca de sabão em pó e a de uma lavadora de roupas não são concorrentes, mas buscam falar com o mesmo público, certo?

Praticar o co-marketing consiste em firmar uma parceria com outra empresa para que unifiquem suas estratégias de marketing e consigam atingir um número maior de pessoas, já que os clientes de uma serão apresentados à outra e vice-versa.

Além disso, os fãs de uma marca tendem a confiar nela, portanto, se ela está indicando uma empresa parceira, seu público fiel vai acreditar que vale a pena e a outra já terá credibilidade junto a essas pessoas.

Nesse tipo de ação, as empresas têm a oportunidade de dividir tanto o trabalho e os custos quanto os resultados. Elas também compartilham entre si suas bases de dados e os seus leads, o que amplia o alcance daquilo que está sendo promovido e gera o fortalecimento das duas marcas.

Co-marketing na prática

No marketing digital, em que a produção de conteúdo é uma estratégia tão importante, o co-marketing pode ser colocado em prática, por exemplo, por meio da criação de um e-book em parceria com outra marca, ou um podcast, ferramenta que tem se popularizado bastante e que serve para demonstrar autoridade sobre um assunto ou área de conhecimento.

Nos últimos meses, com a questão da pandemia e isolamento social, cresceu a quantidade de empresas que aproveitaram as lives em redes sociais para se aproximarem de seu público. Isso também pode ser feito em parceria, de forma a atingir os seguidores das duas marcas participantes.

Há ainda os guest posts, que é quando um parceiro é convidado para escrever um conteúdo para o blog do outro, levando não apenas uma nova abordagem ou ponto de vista sobre determinado assunto, mas também atingindo um público que não atinge no seu próprio espaço.

O grande sucesso desse tipo de estratégia é que duas marcas promovem seus nomes com uma única produção, e ao divulgar o conteúdo, automaticamente uma divulga a outra, talvez apresentando ao seu público uma marca que até então era desconhecida.

Agora que já entendeu um pouco mais sobre co-marketing, você pode ter percebido que sua empresa precisa de fortes parcerias e de auxílio para potencializar seus resultados. O Mago pode te ajudar nisso! Entre em contato comigo que tenho muito mais para compartilhar.

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