O CRESCIMENTO DAS VENDAS ONLINE

A pandemia de Covid-19 trouxe consigo mudanças radicais na vida das pessoas no Brasil e no mundo todo. Dentre elas, o comportamento de compra teve uma grande alteração, já que durante um longo período, que vem se estendendo já há um ano, a recomendação em muitos lugares do país é que o comércio feche as suas portas e os clientes fiquem em suas casas.

Um cenário bastante complexo para a economia, mas que acabou impulsionando muitas empresas, mesmo aquelas bem pequenas, a explorar algo que já era uma forte tendência: as vendas online.

Enquanto grandes nomes do varejo já investiam pesado para expandir seu e-commerce, pequenos produtores precisaram se reinventar e oferecer seus produtos em sites ou redes sociais.

O resultado disso foi um crescimento significativo nas compras virtuais. Estima-se que milhões de brasileiros tiveram sua primeira experiência de compra online durante o ano de 2020. E aqueles que já tinham o hábito de comprar dessa maneira passaram a comprar outros tipos de produtos pela internet.

Se até algum tempo atrás, muitas pessoas optavam pela compra virtual por causa da comodidade e pela facilidade em comparar preços e fazer pesquisas, com as recentes mudanças tornou-se uma necessidade, até mesmo para coisas mais básicas, como produtos que são encontrados em qualquer supermercado perto de casa.

Dados

De acordo com pesquisas realizadas pelo IBGE, em 2020, um dos segmentos que teve grande expressão nas vendas online foi o de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, assim como o de móveis e eletrodomésticos. Também houve aumento significativo nas vendas no setor de vestuário e calçados, da mesma forma que no de artigos farmacêuticos e médicos, o que inclui perfumaria e cosméticos. Produtos alimentícios e bebidas também entraram na lista, bem como livros, revistas, jornais e papelaria.

Tendência

É um fato que muitos comerciantes foram pegos de surpresa e precisaram improvisar para dar conta de se fazer presente no mundo online, mas a tendência é que, a partir de agora, o e-commerce vá evoluindo e as empresas passem a profissionalizar essa área.

Enquanto muitos pequenos empreendedores estão se reinventando e utilizando plataformas gratuitas para oferecerem seus produtos e serviços, grandes varejistas estão investindo para ampliar seu alcance e se destacar entre tantas ofertas no ambiente digital.

Além disso, a maioria tem entendido que, para manter a audiência, é preciso trabalhar no relacionamento com os clientes, que precisam ser o foco de toda e qualquer estratégia.

Para quem ainda não sabe como aproveitar esse crescimento das vendas online, uma dica é estar presente nos diversos canais de comunicação para ser encontrado pelos clientes, e estar sempre pronto a interagir, manter contato com o público e fazer o possível para que a experiência dos clientes com seu negócio seja excelente. Oferecer diferentes formas de pagamento também é uma maneira de conquistar mais pessoas.

Gostou de saber sobre o crescimento das vendas online nos nossos dias? Se sua empresa precisa melhorar os resultados nesse tempo que estamos vivendo, não deixe de conferir meu artigo em que falo qual o segredo da alta performance em vendas mesmo na pandemia.

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