Blog

  • VOCÊ SABE O QUE SÃO SQLs e MQLs?

    Em
    primeiro lugar, quer vender mais? Então entenda que tudo está mudando nas áreas
    de vendas e marketing.

    Os
    consumidores estão cada vez mais exigentes e o que, até outro dia, era
    classificado como B2B ou B2C, hoje tem que ser reclassificado como H2H (human
    to human), ou seja, o que importa mesmo é como as pessoas se relacionam umas
    com as outras.

    As
    estratégias de marketing e vendas terão que ser adaptadas ao H2H. E rápido!

    O marketing digital chegou pra mudar a forma
    de atrair os clientes para o seu negócio. Com a popularização da internet é
    possível atingir um número maior de clientes no ambiente online.

    Mas será que apenas atingir mais gente é
    suficiente? Não!

    Em primeiro lugar, é preciso entender “quem”
    de fato é seu cliente alvo, ou seja, a “persona” (na linguagem do marketing
    digital) que interessa para o seu negócio. Só depois é que será possível falar
    em… Continue reading

  • VOCÊ SABE O QUE É LEARNING AGILITY?

    No mundo acelerado que vivemos, novas empresas surgem o tempo todo, especialmente com o advento das startups. Por causa disso, novas vagas para cargos de liderança também se multiplicam, às vezes mais do que o número de pessoas aptas para assumirem a tarefa.

    Esse é um dos motivos que apontam para a importância de os profissionais de recursos humanos e gestão de pessoas conhecerem o learning agility, já que sua aplicação pode auxiliar no momento de recrutar, selecionar e treinar profissionais para desempenharem funções que exigem aprendizado rápido e competências específicas.

    O que é learning agility 

    A tradução literal do termo é “agilidade de aprendizagem”, mas o conceito vai um pouco além, reunindo uma série de características importantes que tornam um profissional apto a aplicar o aprendizado e apresentar um bom desempenho em sua função.

    Uma pessoa com learning agility geralmente é curiosa, adaptável, reflexiva,… Continue reading

  • COMO FAZER UM PIPELINE DE VENDAS

    É comum que algumas pessoas afirmem que pipeline de vendas é o mesmo que funil de vendas, mas é importante começar dizendo que não são exatamente a mesma coisa. Enquanto o funil de vendas tem como foco a organização dos passos dos leads desde sua atração até sua conversão, o pipeline serve mais como um passo a passo prático voltado para os vendedores e representantes comerciais.

    O objetivo final é, claro, transformar os prospects e leads em clientes, mas isso é feito por meio da construção de um relacionamento estratégico entre o setor de vendas, a empresa e os leads.

    Dito isto, pretendo esclarecer um pouco mais sobre a importância do pipeline de vendas e como ele pode ser feito.

    O que é pipeline de vendas

    O pipeline de vendas é um tipo de ferramenta útil para apontar quais são as oportunidades de vendas… Continue reading

  • O QUE É DOWNSELL

    A maioria dos vendedores já viveu a experiência de ver um prospect passar por todas as etapas do funil de vendas e acabar desistindo da compra justamente ao chegar no último estágio, no momento de enfim efetivar a aquisição.

    Em vez de simplesmente encerrar o contato e ver aquele potencial cliente partir sem comprar, existem algumas estratégias que podem ser utilizadas para evitar que a empresa perca vendas. Uma delas é a técnica de downsell, útil especialmente em casos em que a justificativa do cliente tem relação com o preço do produto ou serviço.

    O que é

    Faz parte do papel de um vendedor apontar para o cliente o valor agregado ao preço do produto ou solução que está sendo oferecido. Mas nem sempre isso é suficiente para que a quantia seja desembolsada pela pessoa que demonstrou interesse na aquisição.

    Nesse momento, uma alternativa… Continue reading

  • RELACIONAMENTO COM O CLIENTE: VOCÊ ESTÁ FAZENDO ISSO CERTO?

    Toda empresa sabe que precisa se relacionar com seu público, afinal, não existe negócio sem clientes. A questão é que muitas acreditam que o relacionamento consiste apenas em uma etapa, que é a de conquista.

    Certamente a fase de atrair as pessoas, se apresentar e mostrar como seu negócio pode suprir suas demandas e necessidades é fundamental para um bom relacionamento. Mas e depois disso? Uma boa gestão de relacionamento com o cliente envolve atenção a muitos detalhes.

    Quero explicar um pouco mais sobre o assunto e compartilhar algumas dicas de como sua empresa pode melhorar nessa área.

    Criação de vínculo   

    Assim como nos relacionamentos interpessoais o diálogo é primordial para manter o vínculo entre as pessoas, no relacionamento entre empresas e clientes a comunicação precisa ser transparente e contínua.

    E essa comunicação não se restringe a transmitir informações quando solicitadas, mas precisa significar… Continue reading

  • COMO UM MAPA MENTAL PODE AJUDAR EM VENDAS

    O uso de mapas mentais tem se popularizado nos últimos tempos, com a intenção de facilitar na organização de ideias para a realização de um trabalho ou projeto. O fato é que essa ferramenta também pode ser bastante útil para quem trabalha na área de vendas e precisa traçar estratégias, definir metas e objetivos, identificar oportunidades de negócios e organizar diversas outras tarefas.

    Saiba um pouco mais sobre o que é um mapa mental e como ele pode ser usado na prática para ajudar nas suas vendas.

    O que é mapa mental

    Sistematizado pelo escritor e psicólogo inglês Tony Buzan, na década de 70, o mapa mental é uma ferramenta elaborada para substituir o modelo linear de organização de ideias, propondo uma esquematização por meio de ramificações partindo de um tópico central e se conectando a partir de setas, símbolos, cores e outros… Continue reading

  • SUA EMPRESA TRABALHA COM ENDOMARKETING?

    Há quem acredite que o marketing tem como finalidade apenas divulgar uma marca ou empresa para conquistar clientes. Mas o fato é que há um público extremamente importante para o funcionamento de qualquer negócio e que também merece atenção especial: o interno.

    Ter colaboradores engajados e motivados faz toda diferença nos resultados de uma empresa, mas muitas vezes o endomarketing é negligenciado. Hoje quero falar um pouco do que pode acontecer quando os setores de marketing e de Recursos humanos se unem para criar estratégias internas.

    O que é endomarketing

    Também chamado de marketing interno, trata-se do conjunto de ações criadas com foco na melhoria do relacionamento entre empresa e colaboradores, visando mais motivação e produtividade.

    Diferente da comunicação interna, que tem por objetivo transmitir informações com clareza à equipe, para gerar alinhamento entre os setores, o papel do endomarketing é criar um ambiente… Continue reading

  • VOCÊ SABE O QUE É CO-MARKETING?

    Muitas vezes, ao se falar sobre marketing, a maioria das pessoas bate na tecla da competitividade e da concorrência, não é verdade? Entretanto, hoje o assunto é marketing colaborativo, também chamado de marketing compartilhado: o co-marketing.

    Isso mesmo, algumas empresas utilizam essa estratégia poderosa para unir forças e potencializar resultados. O co-marketing ocorre quando duas ou mais marcas que possuem um mesmo público-alvo trabalham juntas em uma campanha de divulgação ou na produção de um conteúdo, o que significa diversas vantagens para ambas. Uma parceria de sucesso pode resultar em aumento na visibilidade, redução de custos e, o mais importante, na atração de novos leads.

    Vou explicar melhor como isso pode ser feito, continue acompanhando.

    Sobre co-marketing

    Quando duas empresas atuam no mesmo nicho e têm o mesmo público-alvo não significa necessariamente que elas competem entre si. Por exemplo, uma marca de sabão em… Continue reading

  • O CRESCIMENTO DAS VENDAS ONLINE

    A pandemia de Covid-19 trouxe consigo mudanças radicais na vida das pessoas no Brasil e no mundo todo. Dentre elas, o comportamento de compra teve uma grande alteração, já que durante um longo período, que vem se estendendo já há um ano, a recomendação em muitos lugares do país é que o comércio feche as suas portas e os clientes fiquem em suas casas.

    Um cenário bastante complexo para a economia, mas que acabou impulsionando muitas empresas, mesmo aquelas bem pequenas, a explorar algo que já era uma forte tendência: as vendas online.

    Enquanto grandes nomes do varejo já investiam pesado para expandir seu e-commerce, pequenos produtores precisaram se reinventar e oferecer seus produtos em sites ou redes sociais.

    O resultado disso foi um crescimento significativo nas compras virtuais. Estima-se que milhões de brasileiros tiveram sua primeira experiência de compra online durante o… Continue reading

  • COMO FAZER UMA BOA GESTÃO DE MARCA

    Às vezes, ao pensar em marca, algumas pessoas associam o termo apenas ao símbolo que uma empresa utiliza para se identificar entre a concorrência. Logotipo, nome, cor, tudo isso realmente faz parte da identidade visual de uma marca, mas não é só isso que diferencia um negócio de outro.

    A gestão de marca, também chamada de branding, refere-se a uma série de ações estratégicas que têm como objetivo posicionar uma empresa, enfatizar seu propósito e seus valores, para, no fim das contas, despertar olhares e sensações do público, resultando em uma conexão entre as pessoas e o negócio.

    Destacar-se no mercado hoje não é tarefa fácil, concorda? Por isso é necessário falarmos sobre por que é importante fazer uma boa gestão de marca. Continue lendo para entender melhor.

    Sobre branding

    Branding é o conjunto de estratégias utilizadas por uma empresa para conseguir construir uma… Continue reading

  • COMO FUNCIONA A PSICOLOGIA DO CONSUMO

    Você sabia que muitas das compras de seus potenciais clientes são feitas de maneira inconsciente? Isso mesmo, nem sempre as pessoas compram algo porque realmente precisam daquilo que está sendo oferecido, e sim por serem influenciadas e atingidas em pontos que definem seus hábitos de consumo.

    É por isso que quem vende precisa compreender o comportamento de quem compra. A psicologia do consumo se propõe exatamente a isso, estudar como as pessoas se comportam antes, durante e depois de uma aquisição.

    Quero explicar um pouco melhor como isso funciona e contar por que vale a pena sua empresa usar esse recurso para aumentar as vendas.

    Sobre a psicologia do consumo

    Trata-se de uma linha de estudo que visa compreender como as pessoas se comportam no momento de uma compra, que problemas elas pretendem solucionar, o que elas mais valorizam em um produto ou serviço,… Continue reading