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  • VOCÊ SABE O QUE SÃO SQLs e MQLs?

    Em
    primeiro lugar, quer vender mais? Então entenda que tudo está mudando nas áreas
    de vendas e marketing.

    Os
    consumidores estão cada vez mais exigentes e o que, até outro dia, era
    classificado como B2B ou B2C, hoje tem que ser reclassificado como H2H (human
    to human), ou seja, o que importa mesmo é como as pessoas se relacionam umas
    com as outras.

    As
    estratégias de marketing e vendas terão que ser adaptadas ao H2H. E rápido!

    O marketing digital chegou pra mudar a forma
    de atrair os clientes para o seu negócio. Com a popularização da internet é
    possível atingir um número maior de clientes no ambiente online.

    Mas será que apenas atingir mais gente é
    suficiente? Não!

    Em primeiro lugar, é preciso entender “quem”
    de fato é seu cliente alvo, ou seja, a “persona” (na linguagem do marketing
    digital) que interessa para o seu negócio. Só depois é que será possível falar
    em… Continue reading

  • COMO FAZER UMA BOA GESTÃO DE MARCA

    Às vezes, ao pensar em marca, algumas pessoas associam o termo apenas ao símbolo que uma empresa utiliza para se identificar entre a concorrência. Logotipo, nome, cor, tudo isso realmente faz parte da identidade visual de uma marca, mas não é só isso que diferencia um negócio de outro.

    A gestão de marca, também chamada de branding, refere-se a uma série de ações estratégicas que têm como objetivo posicionar uma empresa, enfatizar seu propósito e seus valores, para, no fim das contas, despertar olhares e sensações do público, resultando em uma conexão entre as pessoas e o negócio.

    Destacar-se no mercado hoje não é tarefa fácil, concorda? Por isso é necessário falarmos sobre por que é importante fazer uma boa gestão de marca. Continue lendo para entender melhor.

    Sobre branding

    Branding é o conjunto de estratégias utilizadas por uma empresa para conseguir construir uma… Continue reading

  • COMO FUNCIONA A PSICOLOGIA DO CONSUMO

    Você sabia que muitas das compras de seus potenciais clientes são feitas de maneira inconsciente? Isso mesmo, nem sempre as pessoas compram algo porque realmente precisam daquilo que está sendo oferecido, e sim por serem influenciadas e atingidas em pontos que definem seus hábitos de consumo.

    É por isso que quem vende precisa compreender o comportamento de quem compra. A psicologia do consumo se propõe exatamente a isso, estudar como as pessoas se comportam antes, durante e depois de uma aquisição.

    Quero explicar um pouco melhor como isso funciona e contar por que vale a pena sua empresa usar esse recurso para aumentar as vendas.

    Sobre a psicologia do consumo

    Trata-se de uma linha de estudo que visa compreender como as pessoas se comportam no momento de uma compra, que problemas elas pretendem solucionar, o que elas mais valorizam em um produto ou serviço,… Continue reading

  • A INTEGRAÇÃO ENTRE MARKETING E VENDAS

    Até algum tempo atrás, muita gente entendia que o papel do marketing era divulgar produtos e/ou serviços para que a equipe de vendas fizesse o resto do trabalho, concluindo as negociações.

    Mas sabemos que hoje em dia, na prática, não é bem assim que funciona, certo? Especialmente porque a internet mudou completamente o universo comercial, e, mais do que isso, mudou a forma como clientes e empresas se relacionam.

    Em um passado não muito distante, era comum que os departamentos de marketing e vendas vivessem, inclusive, em conflito, onde um empurrava para o outro, a responsabilidade de um resultado, quando as compras não eram efetivadas. Vendas acusava o marketing de atrair clientes errados de um lado, e, de outro lado, o marketing acusava vendas de desperdiçar boas oportunidades de negócio.

    A verdade é que quando esses dois setores decidem caminhar juntos, integrados e… Continue reading

  • COMO APLICAR O BUZZ MARKETING

    Você provavelmente já ouviu alguém dizendo que a melhor propaganda é aquela feita boca a boca, certo? Mas o que você acha? Será que o boca a boca ainda faz diferença na era digital?

    Sem dúvida! A melhor propaganda acontece quando alguém experimenta um produto e comenta com pessoas conhecidas a respeito, recomendando que os outros também escolham determinada marca. Por isso, de fato, o boca a boca é uma das mais antigas e eficazes formas de marketing, sendo inclusive a principal, quando a internet e as redes sociais ainda não existiam. 

    Quanto ao Buzz Marketing, pode-se dizer que é uma estratégia que vem sendo bastante utilizada e não se difere muito do bom e velho boca a boca. Contudo, trata-se de algo planejado e proposital, que serve para aumentar o engajamento de um lançamento, produto ou marca.

    A seguir vou explicar um… Continue reading

  • RESILIÊNCIA EM VENDAS

    Se você é da área de vendas, provavelmente já escutou que ser resiliente é um dos principais requisitos para ser um vendedor. Talvez você ainda não tenha compreendido exatamente o motivo dessa afirmação e quero dizer de uma maneira bem direta: é que vendedores escutam muitos “nãos” o tempo inteiro. Eles precisam se reerguer depois de respostas negativas, não deixar que elas os desanimem e partir para a próxima tentativa, a próxima estratégia, o próximo cliente, até receber um “sim”.

    A definição mais comum de resiliência é a capacidade de se recuperar após uma adversidade, voltar à sua forma original depois de sofrer um impacto. A adversidade na vida de um vendedor é a rejeição, é dedicar tempo e esforço numa estratégia e não concretizar a venda.

    Quero explicar um pouco mais como e por que é importante ter resiliência em vendas.… Continue reading

  • VOCÊ SABE O QUE É STORYSELLING?

    Talvez você tenha pensado que houve um erro de digitação e que, na verdade, eu queira falar sobre storytelling… Na verdade, eu quero mesmo falar é sobre storyselling, que tem um significado parecido com o do primeiro termo, mas com um objetivo diferente.

    Enquanto o storytelling — de maneira bem resumida — refere-se a uma narrativa, ou seja, uma história contada sobre algo ou alguém, para despertar emoção e criar conexões com as pessoas, o storyselling utiliza os mesmos elementos, mas com o objetivo de contar a história de uma marca e gerar venda.

    Algumas empresas já compreenderam que é possível contar histórias que vendem, e eu quero explicar um pouco sobre como isso pode ser feito.

    O que é storyselling?

    A maioria das pessoas gostam de histórias, por isso é que estão sempre surgindo novos conteúdos na televisão, no cinema e na literatura.… Continue reading

  • VOCÊ SABE O QUE É FORECAST DE VENDAS?

    A tomada de decisão inteligente em um negócio não é fruto de sorte nem deve ser baseada em achismos, mas sim em dados e números. Quando se tem uma previsibilidade dos próximos resultados da empresa, é possível dar passos seguros rumo a novas estratégias.

    É possível fazer isso em vendas? É sim, e existem algumas ferramentas que podem ajudar. E para quem já tem um bom domínio de seus dados sobre faturamento, ticket médio, clientes, leads e prospects, o cálculo do forecast de vendas é algo ainda mais fácil.

    Quero explicar qual a importância da previsão de resultados para seu negócio e dar algumas dicas de como colocar em prática o forecast de vendas.

    O que é Forecast de vendas?

    Trata-se de uma previsão de vendas e oportunidades em determinado período, visando projetar qual será o faturamento da empresa em um período futuro. Mas… Continue reading

  • METODOLOGIA AIDALA AJUDA A POTENCIALIZAR VENDAS?

    É interessante ver como hoje em dia as empresas têm à disposição inúmeras metodologias diferentes que podem aplicar ao seu negócio para melhorar seus resultados. Afinal, cada modelo de negócio é único e é bacana ter essa variedade para encontrar qual método se adequa melhor às necessidades individuais de equipes e gestores.

    Os setores de marketing e vendas estão sempre em busca de novas estratégias para conduzir os potenciais consumidores na jornada de compra. Por isso quero mostrar de forma básica, como a metodologia AIDALA talvez seja o que vai funcionar para você potencializar as suas vendas.

    O que é a metodologia AIDALA?

    Trata-se de uma estratégia de vendas que coloca o consumidor como o centro do processo de marketing, como de fato deve ser. O nome AIDALA é uma sigla em que cada letra representa um dos estágios do processo, como se… Continue reading

  • INTELIGÊNCIA EMOCIONAL EM TEMPOS DE CRISE

    A pandemia de Covid-19 afetou profundamente diversos setores no Brasil e no mundo. Agora, temos boas expectativas de que esses tempos difíceis estejam chegando ao fim com as vacinas, mas o fato é que muitos empreendedores ainda estão sofrendo com o cenário de incertezas e realmente não sabem como manter o negócio funcionando.

    Não há dúvida que o setor comercial, de forma geral, foi um dos mais prejudicados na pandemia e sabemos que esses períodos de crise abalam também o psicológico das pessoas envolvidas, sejam gestores ou colaboradores das empresas. Por isso, profissionais da área de vendas precisam buscar equilíbrio e inteligência emocional para lidar com os desafios do dia a dia.

    Continue lendo e entenda melhor por que é tão importante cuidar de sua inteligência emocional.

    O que é inteligência emocional

    De maneira resumida, trata-se da habilidade de compreender e conseguir gerenciar as… Continue reading

  • INTELIGÊNCIA DE CONTEÚDO: como melhorar sua estratégia de marketing com dados

    O marketing de conteúdo já é uma estratégia consolidada e nem há mais necessidade de ficar falando aqui sobre a importância de uma marca entregar conteúdo relevante para sua audiência, certo?

    É inegável que as pessoas passam cada vez mais tempo conectadas, buscando entretenimento e informações sobre os mais diversos assuntos. O fato é que, por causa disso, hoje em dia tem muitas empresas acreditando que basta produzir textos e artigos e logo todo mundo estará consumindo.

    Mas a verdade é que o marketing não pode ser feito de achismos, e para produzir um material realmente de valor para o público, é necessário avaliar muito bem o que falar e para quem falar.

    E é aí que entra a inteligência na coleta e análise dados, que pode oferecer métricas, estatísticas e insights valiosos para melhorar os resultados de uma estratégia de marketing. Já… Continue reading