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  • A INTEGRAÇÃO ENTRE MARKETING E VENDAS

    Até algum tempo atrás, muita gente entendia que o papel do marketing era divulgar produtos e/ou serviços para que a equipe de vendas fizesse o resto do trabalho, concluindo as negociações.

    Mas sabemos que hoje em dia, na prática, não é bem assim que funciona, certo? Especialmente porque a internet mudou completamente o universo comercial, e, mais do que isso, mudou a forma como clientes e empresas se relacionam.

    Em um passado não muito distante, era comum que os departamentos de marketing e vendas vivessem, inclusive, em conflito, onde um empurrava para o outro, a responsabilidade de um resultado, quando as compras não eram efetivadas. Vendas acusava o marketing de atrair clientes errados de um lado, e, de outro lado, o marketing acusava vendas de desperdiçar boas oportunidades de negócio.

    A verdade é que quando esses dois setores decidem caminhar juntos, integrados e… Continue reading

  • COMO APLICAR O BUZZ MARKETING

    Você provavelmente já ouviu alguém dizendo que a melhor propaganda é aquela feita boca a boca, certo? Mas o que você acha? Será que o boca a boca ainda faz diferença na era digital?

    Sem dúvida! A melhor propaganda acontece quando alguém experimenta um produto e comenta com pessoas conhecidas a respeito, recomendando que os outros também escolham determinada marca. Por isso, de fato, o boca a boca é uma das mais antigas e eficazes formas de marketing, sendo inclusive a principal, quando a internet e as redes sociais ainda não existiam. 

    Quanto ao Buzz Marketing, pode-se dizer que é uma estratégia que vem sendo bastante utilizada e não se difere muito do bom e velho boca a boca. Contudo, trata-se de algo planejado e proposital, que serve para aumentar o engajamento de um lançamento, produto ou marca.

    A seguir vou explicar um… Continue reading

  • RESILIÊNCIA EM VENDAS

    Se você é da área de vendas, provavelmente já escutou que ser resiliente é um dos principais requisitos para ser um vendedor. Talvez você ainda não tenha compreendido exatamente o motivo dessa afirmação e quero dizer de uma maneira bem direta: é que vendedores escutam muitos “nãos” o tempo inteiro. Eles precisam se reerguer depois de respostas negativas, não deixar que elas os desanimem e partir para a próxima tentativa, a próxima estratégia, o próximo cliente, até receber um “sim”.

    A definição mais comum de resiliência é a capacidade de se recuperar após uma adversidade, voltar à sua forma original depois de sofrer um impacto. A adversidade na vida de um vendedor é a rejeição, é dedicar tempo e esforço numa estratégia e não concretizar a venda.

    Quero explicar um pouco mais como e por que é importante ter resiliência em vendas.… Continue reading

  • VOCÊ SABE O QUE É STORYSELLING?

    Talvez você tenha pensado que houve um erro de digitação e que, na verdade, eu queira falar sobre storytelling… Na verdade, eu quero mesmo falar é sobre storyselling, que tem um significado parecido com o do primeiro termo, mas com um objetivo diferente.

    Enquanto o storytelling — de maneira bem resumida — refere-se a uma narrativa, ou seja, uma história contada sobre algo ou alguém, para despertar emoção e criar conexões com as pessoas, o storyselling utiliza os mesmos elementos, mas com o objetivo de contar a história de uma marca e gerar venda.

    Algumas empresas já compreenderam que é possível contar histórias que vendem, e eu quero explicar um pouco sobre como isso pode ser feito.

    O que é storyselling?

    A maioria das pessoas gostam de histórias, por isso é que estão sempre surgindo novos conteúdos na televisão, no cinema e na literatura.… Continue reading

  • VOCÊ SABE O QUE É FORECAST DE VENDAS?

    A tomada de decisão inteligente em um negócio não é fruto de sorte nem deve ser baseada em achismos, mas sim em dados e números. Quando se tem uma previsibilidade dos próximos resultados da empresa, é possível dar passos seguros rumo a novas estratégias.

    É possível fazer isso em vendas? É sim, e existem algumas ferramentas que podem ajudar. E para quem já tem um bom domínio de seus dados sobre faturamento, ticket médio, clientes, leads e prospects, o cálculo do forecast de vendas é algo ainda mais fácil.

    Quero explicar qual a importância da previsão de resultados para seu negócio e dar algumas dicas de como colocar em prática o forecast de vendas.

    O que é Forecast de vendas?

    Trata-se de uma previsão de vendas e oportunidades em determinado período, visando projetar qual será o faturamento da empresa em um período futuro. Mas… Continue reading

  • METODOLOGIA AIDALA AJUDA A POTENCIALIZAR VENDAS?

    É interessante ver como hoje em dia as empresas têm à disposição inúmeras metodologias diferentes que podem aplicar ao seu negócio para melhorar seus resultados. Afinal, cada modelo de negócio é único e é bacana ter essa variedade para encontrar qual método se adequa melhor às necessidades individuais de equipes e gestores.

    Os setores de marketing e vendas estão sempre em busca de novas estratégias para conduzir os potenciais consumidores na jornada de compra. Por isso quero mostrar de forma básica, como a metodologia AIDALA talvez seja o que vai funcionar para você potencializar as suas vendas.

    O que é a metodologia AIDALA?

    Trata-se de uma estratégia de vendas que coloca o consumidor como o centro do processo de marketing, como de fato deve ser. O nome AIDALA é uma sigla em que cada letra representa um dos estágios do processo, como se… Continue reading

  • INTELIGÊNCIA EMOCIONAL EM TEMPOS DE CRISE

    A pandemia de Covid-19 afetou profundamente diversos setores no Brasil e no mundo. Agora, temos boas expectativas de que esses tempos difíceis estejam chegando ao fim com as vacinas, mas o fato é que muitos empreendedores ainda estão sofrendo com o cenário de incertezas e realmente não sabem como manter o negócio funcionando.

    Não há dúvida que o setor comercial, de forma geral, foi um dos mais prejudicados na pandemia e sabemos que esses períodos de crise abalam também o psicológico das pessoas envolvidas, sejam gestores ou colaboradores das empresas. Por isso, profissionais da área de vendas precisam buscar equilíbrio e inteligência emocional para lidar com os desafios do dia a dia.

    Continue lendo e entenda melhor por que é tão importante cuidar de sua inteligência emocional.

    O que é inteligência emocional

    De maneira resumida, trata-se da habilidade de compreender e conseguir gerenciar as… Continue reading

  • INTELIGÊNCIA DE CONTEÚDO: como melhorar sua estratégia de marketing com dados

    O marketing de conteúdo já é uma estratégia consolidada e nem há mais necessidade de ficar falando aqui sobre a importância de uma marca entregar conteúdo relevante para sua audiência, certo?

    É inegável que as pessoas passam cada vez mais tempo conectadas, buscando entretenimento e informações sobre os mais diversos assuntos. O fato é que, por causa disso, hoje em dia tem muitas empresas acreditando que basta produzir textos e artigos e logo todo mundo estará consumindo.

    Mas a verdade é que o marketing não pode ser feito de achismos, e para produzir um material realmente de valor para o público, é necessário avaliar muito bem o que falar e para quem falar.

    E é aí que entra a inteligência na coleta e análise dados, que pode oferecer métricas, estatísticas e insights valiosos para melhorar os resultados de uma estratégia de marketing. Já… Continue reading

  • SOCIAL SELLING PODE AUMENTAR SUAS VENDAS?

    Acho que nem preciso falar que hoje em dia todo negócio deve ter um perfil nas redes sociais, para ampliar seu alcance e ser visto por mais pessoas, certo? O que muita gente ainda não sabe é como fazer com que essa presença na internet resulte em aumento nas vendas.

    O crescimento das lojas virtuais e da busca por comodidade na hora de comprar é um fato incontestável. Então, se você quer vender, é preciso explorar os novos formatos e possibilidades.

    Quero explicar um pouco o conceito de social selling e apontar que benefícios ele pode oferecer ao seu negócio. Continue acompanhando.

    O que é social selling?

    A tradução literal do termo é “venda social”, mas para que você entenda melhor, trata-se do processo de criação de relacionamento e posteriormente vendas através das plataformas de mídias sociais, como Instagram, Twitter, Facebook e LinkedIn.

    O ponto… Continue reading

  • POR QUE FAZER UM PLANO DE MARKETING?

    Se você tem um negócio ou trabalha na gestão de uma empresa, é bem provável que já tenha ouvido muito sobre a importância de se planejar e definir estratégias. Traçar rotas para chegar aonde se espera realmente é fundamental.

    Mas talvez você ainda não tenha entendido por que é tão importante fazer um plano de marketing para sua empresa. A primeira coisa que você precisa saber é que isso não é coisa para grandes marcas. Aliás, quem está começando ou ainda tem um negócio pequeno deve se importar ainda mais com isso, afinal, o objetivo é crescer, não é mesmo?

    Em vez de te dar um passo a passo de como criar um plano de marketing que talvez pareça sem sentido para seu negócio, quero te falar sobre sua importância.

    O que é um plano de marketing

    De maneira resumida, digo que um bom… Continue reading