POR QUE FAZER UM PLANO DE MARKETING?

Se você tem um negócio ou trabalha na gestão de uma empresa, é bem provável que já tenha ouvido muito sobre a importância de se planejar e definir estratégias. Traçar rotas para chegar aonde se espera realmente é fundamental.

Mas talvez você ainda não tenha entendido por que é tão importante fazer um plano de marketing para sua empresa. A primeira coisa que você precisa saber é que isso não é coisa para grandes marcas. Aliás, quem está começando ou ainda tem um negócio pequeno deve se importar ainda mais com isso, afinal, o objetivo é crescer, não é mesmo?

Em vez de te dar um passo a passo de como criar um plano de marketing que talvez pareça sem sentido para seu negócio, quero te falar sobre sua importância.

O que é um plano de marketing

De maneira resumida, digo que um bom plano de marketing deve contemplar algumas informações que são fundamentais para torná-lo efetivo, como quais são os objetivos e as metas do negócio; uma análise SWOT apontando os pontos fortes e fracos da empresa e as oportunidades e ameaças no mercado; sua persona, que é o perfil do potencial cliente; os KPIs, ou indicadores para mensurar os resultados das ações; e quais são seus prazos e orçamento.

Esse plano deve ser o mais detalhado possível, não a partir de suposições, mas de coleta e análise de dados internos e do mercado. A partir daí, o plano vai apontar as ações e estratégias que a empresa adotará para chegar aos objetivos pretendidos.

Vale dizer que o plano pode ser feito para a empresa de um modo geral ou para um produto ou serviço específico, um lançamento, por exemplo.

Por que fazer

Todo empreendimento, por menor que seja, precisa divulgar seus produtos ou serviços para atrair clientes e construir um relacionamento com eles. Isso já prova que é importante planejar as ações de marketing, que precisa ter um caminho definido a ser percorrido para alcançar resultados relevantes em determinado prazo.

Não adianta “atirar para todo lado” e tentar fazer tudo que está funcionando para outras empresas. Ideias soltas e tentativas sem fundamentos só vão te fazer gastar tempo e recursos em coisas que podem não dar retorno.

O plano de marketing serve como um guia para a equipe concentrar seus esforços em ações com objetivos definidos. A partir dele, vai ficar mais fácil identificar oportunidades e embasar as tomadas de decisões, além de otimizar os investimentos, evitando desperdícios, melhorar a comunicação entre gestores e equipe e aumentar a motivação e integração no ambiente interno.

Um bom plano de marketing ajuda o negócio a entender o mercado em que está inserido, quem são seus concorrentes e o que eles estão fazendo. Isso significa que a empresa se mantém mais competitiva.

Ele também tem uma função preventiva, antecipando ameaças e prevendo crises e situações que podem ser evitadas. Enfim, o plano de marketing traz mais organização para seu negócio e evita problemas e desgastes. Espero ter ajudado a esclarecer sobre a importância de um bom planejamento para o sucesso de seu negócio. Se você ainda se sente um pouco perdido e não sabe como melhorar seus resultados, vamos conversar. O Mago pode ajudar! Entre em contato.

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