VOCÊ SABE O QUE É AGILE MARKETING?

Vivemos uma época em que não dá para ficar perdendo tempo com reuniões longas, exaustivas e pouco produtivas. Os novos tempos exigem adaptação e inovação, para acompanhar as constantes mudanças que ocorrem cada vez com mais velocidade.

Para responder prontamente às demandas do mercado, as empresas hoje precisam adotar estratégias que as tornem mais rápidas para atender o público. E o marketing não pode ficar para trás, precisa agir rapidamente.

Se você ainda não conhece o conceito de Agile Marketing, quero apresentá-lo a você.

O que é Agile Marketing

O “marketing ágil” é uma adaptação das metodologias ágeis que surgiram na área de desenvolvimento de softwares, de onde vem também a conhecida metologia waterfall ou cascata, que busca otimizar processos de trabalho criando etapas sequenciais de desenvolvimento.

A metodologia ágil tem princípios como satisfação do cliente por meio de entregas rápidas e contínuas, entregar com mais frequência e na menor escala de tempo e manter um ritmo de desenvolvimento constante e contínuo. Por aí já dá para perceber que a ideia é produzir mais e mais rápido. E agilidade e produtividade são palavras muito importantes para quem quer excelentes resultados, concorda?

No caso do marketing, a ideia é tornar as estratégias mais eficientes e mais adaptáveis às rápidas mudanças que ocorrem no mercado. O Agile Marketing propõe ciclos curtos de trabalho, em que as equipes são mais colaborativas e têm mais flexibilidade, além de estarem focadas no consumidor, para conseguir responder rapidamente.

Se a intenção é maximizar a eficiência, ser mais produtivo e melhorar nas entregas, o marketing então precisa fazer planejamentos e avaliar suas estratégias em períodos de tempo mais curtos.

Metodologia

Em 2012, alguns profissionais de marketing decidiram criar um manifesto do Agile Marketing, inspirados no Agile Manifesto, criado por pessoas da área de TI. Ele documenta valores e princípios para o marketing ágil, e vou falar de maneira resumida sobre eles, de forma que ajude sua compreensão de como adotar esse modelo.

Um dos principais valores da metodologia está em validar o aprendizado mais do que seguir convenções, ou seja, priorizar o trabalho com dados e testes em vez de opiniões.

O marketing ágil também deve centrar a colaboração mais no consumidor do que na hierarquia, o que quer dizer que as tomadas de decisão devem ser conjuntas, envolvendo equipes de diferentes departamentos.

Outro ponto abordado é a preferência por campanhas mais iterativas e adaptativas no lugar de campanhas lineares, que exigem grande orçamento e ficam no mercado por muito tempo, sem adaptações e correções.

Enquanto o marketing tradicional utiliza pesquisas de mercado para conhecer o público, no Agile Marketing o processo de descoberta do cliente é valorizado, por meio do acompanhamento do comportamento e mensurando as respostas às estratégias usadas.

Outro valor do marketing ágil é a substituição de um planejamento rígido por um mais flexível, mais objetivo e abordando um ciclo mais curto. Além disso, essa metodologia defende que é mais importante responder às mudanças do que seguir um plano, ou seja, se for preciso alterar todo o planejamento para se adaptar ao mercado e melhoras as estratégias, isso deve ser feito.

Por fim, os pequenos experimentos são mais valorizados que as grandes apostas, para que seja possível avaliar o sucesso ou fracasso de uma estratégia rapidamente e fazer os ajustes necessários para alcançar melhores resultados.

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