OBJETIVO, META E TAREFA

A maioria das pessoas tem muita dificuldade em estabelecer objetivos, metas e, principalmente, manter o foco no cumprimento das tarefas que proporcionarão a superação das metas e o alcance dos objetivos.

A diferença entre Objetivo, Meta e Tarefa

Na verdade, muitos estudos mostram que esse tipo de dificuldade começa no simples fato de que as pessoas confundem os conceitos, ou seja, as pessoas têm dificuldade na hora de definirem o que é objetivo, o que é meta e qual o papel da tarefa nesse conjunto.

Nós – seres humanos, de forma geral, somos sonhadores e acumuladores de promessas. Mas na hora de executar os planejamentos prometidos e perseguir os sonhos, parece que alguma coisa acontece e nos perdemos no caminho.

Claro, todos temos sonhos e são eles que nos movimentam adiante, não é verdade? Mas se esses mesmos sonhos não saem do papel, não se tornam palpáveis e ficam só na promessa, então, eles nos trazem frustração e sentimento de fracasso.

Eu gostaria te tentar lhe ajudar com esses assuntos e, para começar, anote aí: um objetivo alcançável, conceitualmente bem definido e uma meta verdadeiramente atingível são muito melhores do que um monte de promessas e sonhos.

Primeiro é preciso entender a diferença entre Objetivo, Meta e Tarefa. E meu objetivo não é lhe encher de conceitos, mas apenas simplificar seu entendimento acerca de cada um dos temas de forma prática.

Começando pelo Objetivo, posso dizer que é a descrição daquilo que pretendemos alcançar no todo, ou seja, objetivo é o alvo, fim, propósito. Quando falamos em objetivo, falamos na descrição de algo que pretendemos atingir!

A Meta é a definição daquilo que se pretende atingir de forma específica, em termos quantitativos e com prazo determinado, ou seja, a meta sempre nasce do objetivo e não o contrário.

Tarefa, nada mais é do que a ação que deverá ser executada para o atingimento da meta e alcance do objetivo!

Para melhor entendimento podemos usar um exemplo simples.

Vamos definir um objetivo hipotético.

Objetivo: emagrecer.

Vamos definir, também, uma meta deve específica, quantitativa e com prazo determinado.

Meta: perder 7 kg em 12 meses.

E, claro, vamos programar tarefas que proporcionarão o atingimento e/ou superação da meta, bem como o alcance do objetivo.

Tarefa: praticar 1 hora de ginástica aeróbica, 3 x por semana e dieta diária com foco na reeducação alimentar, com acompanhamento de profissional da área de nutrição.

Bem, agora que vimos conceitos e os colocamos, de forma prática, num exemplo simples, eu gostaria de introduzir uma nova metodologia que, certamente, pode potencializar os seus resultados acerca de seus objetivos, metas e tarefas (ou plano de ação). Trata-se da organização e planejamento das Macro e Micro Metas.

Na verdade, vamos tratar a meta principal como Macro Meta e, então, vamos dividi-la em Micro Metas para que você tenha resultados mais efetivos e mais rápidos.

Vamos prosseguir no mesmo exemplo anterior. Relembrando:

  • Objetivo: emagrecer
  • Macro Meta: perder 7 kg em 12 meses.
  • Sua primeira Micro Meta: perder 1,5kg em 60 dias.

Monte seu plano de tarefas ou plano de ação de acordo com suas Micro Metas, ou seja, escreva o que você vai fazer para alcançar sua Micro Meta no prazo estipulado? E, claro, escreva também por que você vai fazer? Como você vai fazer? Onde e Quando você vai fazer?

Algumas pessoas já estabeleceram objetivos como o exemplificado acima, mas não atingiram os resultados que gostariam. Provavelmente isso aconteceu porque elas perderam o foco no meio do caminho ou se frustraram pela falta de resultados, não é verdade?

Pois bem, a perda de foco e a frustração estão, justamente, na falta de metas bem definidas e de um plano de tarefas e/ou ações pouco efetivo.

O trabalho com Macro e Mico Metas facilita, não só a visão geral do plano, como o acompanhamento e visualização concreta do atingimento de resultados no curto e médio prazo. Assim, a chance de perder o foco é muito menor e a possibilidade de superar a Macro Meta é bem maior!

Com o plano de tarefas pronto, espalhe lembretes de suas Micro Metas na agenda do seu celular, na sua agenda pessoal, na sua casa e até no seu local de trabalho.

Se programou 60 dias, então, verifique o resultado ao final do período e já prepare a sua segunda Micro Meta, dando prosseguimento à busca do seu grande objetivo.

E, no exemplo que vimos acima, se programarmos 5 Micro Metas idênticas, veremos que ao final de 5 ciclos de 60 dias (300 dias no total), ou seja, em menos de 12 meses (ou 365 dias), o indivíduo terá muito mais chances de alcançar seu Objetivo e superar sua Macro Meta, perdendo 7,5 kg em 300 dias!!!

Agora, lembre-se, o alcance de metas só funciona se a pessoa tiver, efetivo e verdadeiro, compromisso com ela mesma. E, no exemplo sobre perda de peso que destaco acima, a pessoa deve fazer tudo, sempre com o acompanhamento de profissionais da área de saúde e educação física, priorizando uma alimentação adequada ao objetivo.

Sucesso em seus objetivos, sem suas metas e em suas tarefas.

E você? Quer atingir as suas metas? Vamos conversar…

Esse e outros assuntos estão no meu livro… acesse https://pag.ae/7Vr_Ygu4o

Comentários

comentários

Post A Comment