COMO O NEUROMARKETING INFLUENCIA NA DECISÃO DE COMPRA DOS SEUS CLIENTES

Durante muito tempo, o mercado conviveu com uma diferença entre vendas e marketing. Na verdade, havia até uma certa disputa entre essas áreas. O marketing era visto como um mero “produtor de penduricalhos” para a venda. Alguns desavisados achavam que o foco do marketing estava sempre na produção de cartões de visita, banners, propagandas, etc… sendo responsável pela identidade da marca e por veicular essa identidade nas peças, ou seja, tudo se resumia basicamente a isso.
Já de um bom tempo para cá, o marketing assumiu a posição que merece, ou seja, de protagonista no mundo dos negócios e dentro das empresas, isso porque seu papel se revela bem mais estratégico.
Com o marketing assumindo posicionamento estratégico, a venda deixa de ser um processo básico linear, e passa a ser um sistema trifásico, onde existem: a pré-venda, a venda e o pós-venda.
Nesse sistema trifásico, o marketing passa a ser o responsável pelas fases de pré e pós vendas, ampliando a capacidade de sucesso da empresa, pois atua tanto no processo de encantamento e atração do cliente na pré venda, quanto no processo de experiência positiva do cliente no pós venda, gerando assim a retroalimentação de todo o ciclo de compras do cliente. Claro que o marketing também contribui no “miolo”, ou seja, na venda em si, mas quando assume a responsabilidade de agir nas fases inicial e final do processo, deixa o departamento de vendas “ocupado” e “ultrafocado” com uma só atividade: vender!
Em meio a essa caminhada evolutiva tão significativa do marketing, surgem também novos conceitos, práticas e formas de pesquisar e entender como funciona a mente do consumidor no seu processo comportamental de compra.
Continue acompanhando, saiba o que é neuromarketing e por que ele pode otimizar as ações de marketing da sua empresa.

Conceito
O neuromarketing é, basicamente, o resultado da junção entre o marketing e a neurociência, que visa entender como é o funcionamento do cérebro humano na jornada de compra. A ideia é estudar o comportamento do consumidor, seus hábitos e condutas, além da forma como ele compra, para traçar estratégias que vão influenciar a sua tomada de decisão.
Por meio de estudos neurológicos e mercadológicos, bem como pesquisas, essa ciência se propõe a entender quais motores psicológicos presentes na mente do consumidor precisam ser ativados para que o ato da compra se concretize.

Aplicação
Eu precisaria de muito mais espaço para explicar a relação entre neuromarketing e a mente do consumidor, mas vamos a alguns exemplos de como funciona – na prática – o neuromarketing em algumas das práticas que adota:

• Uso de cores corretas
Certamente você já sabe que as cores despertam emoções diferentes e resultam em processos no nosso cérebro. Portanto, ao definir uma estratégia, pesquise que cor é responsável por despertar a atitude que deseja em quem está te vendo ou vendo o que você vende.

• Ofereça sorrisos sinceros
Somos seres sociáveis e vivemos em busca de interação. De acordo com o neuromarketing, rostos de pessoas sorrindo e positivas, atraem olhares e atenção.

• Trabalhe com opções reduzidas e assertivas
Quando há muita variedade, algumas pessoas ficam em dúvida e acabam “paralisando”, sem conseguir se decidir. Por fim, não escolhem nenhuma opção e não compram. Portanto, seja assertivo no atendimento e reduza as opções, de forma objetiva.

• Use a escassez a seu favor
O consumidor não quer sentir que está perdendo e valoriza algo quando teme ficar sem. Por isso, demonstre as consequências para quem não compra seu produto, fazendo com que as pessoas o desejem emocionalmente.

• Conte histórias mas vá direto aos benefícios
Use e abuse do storytelling, crie uma narrativa e promova uma conexão entre seu produto e seu consumidor despertando a empatia. Coloque o foco nos benefícios, para que o cliente possa enxergar valor!

Agora você já sabe um pouco mais sobre o conceito e como é a influência do neuromarketing no comportamento do consumidor. Quer saber mais e aumentar suas vendas? Entre em contato comigo!

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