OMNICHANNEL: IMPACTO NAS VENDAS

Hoje vamos falar um pouco sobre estratégias ominichannel e o impacto nas vendas das empresas.

Com o passar do tempo e a evolução da tecnologia, consumidores passaram a exigir das marcas uma experiência mais completa e significativa. Foi nesse contexto que surgiram as estratégias omnichannel, que buscam alinhar o mundo online e o off-line, com o objetivo de estreitar laços, sobretudo entre as empresas e seus clientes, facilitando a interação, a comunicação e, principalmente, promovendo mais engajamento entre os atores do mercado.

Essencialmente, uma estratégia omnichannel propõe uma integração mais completa entre os canais de contato e comunicação entre empresa e cliente, com uma conexão mais robusta e sem interrupções. E é por isso que é tão importante que as empresas entendam a importância de estratégias como o uso do omnichannel, para que consigam otimizar e melhorar a experiência do cliente.

O omnichannel tem como foco possibilitar a cooperação entre os canais de comunicação da empresa com o cliente (como por exemplo, website, aplicativo, WhatsApp e redes sociais, entre outros), para atender as diferentes necessidades e preferências de compra do consumidor. Para isso, é essencial que a empresa viabilize ferramentas necessárias de integração dos canais, para que ele (o consumidor) possa adquirir serviços ou produtos da maneira que achar mais conveniente e agradável.

Na verdade, como o consumidor está cada vez mais exigente, as empresas estão cada vez mais obrigadas a pensar “fora da caixa”. O que importa não é mais só o produto ou o serviço em si, mas a experiência de compra como um todo.

O cliente quer entrar numa loja física, em um e-commerce, chat ou rede social, e em seu primeiro contato com a marca, ter uma primeira boa impressão, uma boa experiência. Assim, não dá mais para uma empresa tratar o cliente como “mais um” no meio da multidão, é preciso tratá-lo com atenção e carinho, fazendo-o se sentir único em cada um dos processos.

Com o ominichannel o cliente consegue se informar sobre um produto ou serviço em canais diversos e até simultâneos. Por exemplo, no celular, o cliente vê como um produto funciona. Em um aplicativo tem acesso à informação de estoque da loja mais próxima. Ao chegar à loja é atendido pelo vendedor, confere o artigo e escolhe, inclusive, se deseja levá-lo ou recebê-lo na sua residência. Essa superagregação de canais permite uma experiência mais rápida, completa e otimizada.

Para alinhar a estratégia da sua empresa a uma estratégia ominichannel, comece conhecendo bem o perfil do seu cliente, e para isso faça pesquisas na sua base e crie a persona do seu negócio. Analise hábitos, comportamentos, interesses, desejos e dores dos clientes. Em seguida, identifique os canais de contato mais utilizados e preferidos pelos clientes.

Por fim, promova a cooperação ou a interligação de canais de contato com o consumidor, justamente utilizando a principal característica da proposta omnichannel. Essa conexão, que pode ser operacionalizada com o uso de softwares específicos para esse fim, deve estar devidamente amparada pela organização dos processos de venda online e offline, para garantir a eliminação de gargalos, com o alinhamento entre as principais áreas do seu negócio, como vendas, suporte, marketing, financeiro, logística e pós-venda.

E então? Já sabe como utilizar o omnichannel nos seus negócios? Já tem uma estratégia bem definida e aplicável para suas vendas? Se a resposta é sim, ótimo, eu posso ajudar você a aprimorar tudo isso para trabalharmos em alta performance. E se a resposta é não, então eu posso ajudar a sua empresa a subir um novo degrau nos negócios. Conte comigo!

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