GERAÇÕES E COMPORTAMENTOS DE COMPRA

Como você já sabe, eu realmente adoro estudar o comportamento humano. Por isso, sempre estou atento também aos diferentes comportamentos de consumo no mercado, principalmente porque assim posso ajudar meus clientes a compreender determinados movimentos mercadológicos.

Em se tratando de negócios, assim como na vida pessoal, estamos cercados por diversos perfis comportamentais no mercado, a todo instante e se pudermos entender um pouco mais sobre comportamentos, aumentamos as chances de sucesso na hora de lidar com clientes em suas relações de consumo.

Atualmente, quando o assunto é comportamento, especialistas entendem que estamos lidando com, pelo menos, cinco gerações e, claro, com seus comportamentos específicos. Essas gerações são: a dos Baby Boomers, a Geração X, a Geração Y (ou Millennials), a Geração Z e a mais nova geração alpha.

Cada geração tem suas próprias características, pois se desenvolveu em um período específico de tempo, sempre impactado por suas respectivas questões sociais, econômicas, políticas, tecnológicas, entre outras. Assim, cada geração tem também seus apelos, seus hábitos, seus desejos e, obviamente, seus comportamentos característicos. Então vamos falar um pouquinho mais sobre cada geração:

OS BABY BOOMERS

Os Baby Boomers, por exemplo, nascidos entre as décadas de 40 e 60, são ligados à ideia de ter um bom e único emprego a vida toda. São mais tradicionalistas e a utilização de recursos tecnológicos é quase sempre pautada pela necessidade. Em termos de redes sociais, estão mais presentes no Facebook e no Linkedin.

Se a sua empresa tem um Baby Boomer como cliente alvo, então fique atento: esse perfil é de pessoas mais idealistas e com senso de coletividade, o que se reflete num consumo mais ideológico também. Eles curtem televisão, livros, carros, música, cinema e, de certa forma, ainda consomem jornais e revistas.

OS INDEPENDENTES DA GERAÇÃO X

A geração X é a de pessoas nascidas entre as décadas de 60 e 80. São considerados mais materialistas, independentes, empreendedores e sempre em busca de ascensão profissional. Em regra, gostam de consumir marcas consagradas e, sempre que possível, artigos de luxo. Um pouco resistentes às mudanças, são considerados mais individualistas, sem perder o senso de coletividade. Em termos de redes sociais, estão mais presentes no Facebook e no Instagram.

Se a sua empresa tem pessoas da geração X como clientes alvo, então fique atento: esse perfil é adepto ao consumo que gera status. As pessoas dessa geração também prezam a liberdade e são bem competitivos.

OS MILLENIALS DA GERAÇÃO Y

Os Millenials são nascidos entre os anos de 1981 e 1995. Como foram criados num contexto tecnológico, estão sempre “conectados”, principalmente nas redes sociais, são questionadores, informais, imediatistas e globalizados. Os perfis dessa geração estão sempre atentos às oportunidades, gostam de exercitar a criatividade, sempre sedentos por inovação. Em termos de redes sociais, estão mais presentes no Instagram e no Linkedin.

Se a sua empresa tem um Millenial como cliente alvo, então fique atento: esse perfil está mais interessado em experiências do que em posses. Sempre conectado, também preza pelo bom convívio pessoal e por tudo aquilo que lhe traz facilidade. Com capacidade de fazer várias coisas simultaneamente é imediatista, bem como mais propenso a assumir riscos, em troca de recompensas efetivas.

OS PRAGMÁTICOS DA GERAÇÃO Z

Nascidos entre 1996 a 2010, são considerados mais realistas e pragmáticos do que os Millennials da geração anterior. São nativos digitais, ou seja, nascidos e criados na era da transformação digital, com a alta tecnologia presente em suas vidas. Super familiarizados com a internet, usam e abusam do uso de aplicativos com muita naturalidade. Em termos de redes sociais, estão mais presentes no Youtube, Instagram e no Snapchat.

Se a sua empresa tem o perfil da geração Z como cliente alvo, então fique atento: Hiperconectado, esse perfil valoriza a ética, a ação social e a verdade nas relações de consumo, pois não tolera propaganda enganosa e o abuso comercial.

A NOVA GERAÇÃO ALPHA

Sim, acredite, já temos uma nova geração e o nome dela é Alpha. Nascidos após 2010, são crianças que exigem nossa atenção, pois muito em breve, serão nossos próximos consumidores. Pouco imersos nas redes sociais, interagem com a tecnologia desde o berço, sobretudo com dispositivos móveis.

Para preparar a sua empresa para a geração Alpha, fique atento: eles são altamente estimulados pelo próprio contexto digital em que estão inseridos. Tudo indica que vão acompanhar muitos dos comportamentos da geração Z, mas serão mais independentes e espontâneos que seus antecessores.

Pra saber qual estratégia de venda usar na sua empresa, é importante entender os comportamentos e hábitos do seu público alvo.

E é claro que eu posso te ajudar a adequar as estratégias da sua empresa e a treinar a sua equipe para dar um show no atendimento de qualquer geração! Então, fale comigo: [email protected]

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