7 DICAS DE COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL!

Você sabia que o sucesso numa reunião de negócios ou numa entrevista de emprego pode ser ampliado pela sua comunicação não verbal?

Se a resposta para a pergunta feita acima foi “não”, então, vale a pena você parar reavaliar tudo aquilo que sabe sobre “como se comunicar de forma assertiva” para não pagar mico na hora “H”.

Uma pesquisa publicada pela Organização Mundial do Comércio revelou que 55% do impacto da comunicação entre as pessoas é não verbal, ou seja, é gestual ou comportamental. Em seguida, a pesquisa mostra que 38% do impacto da sua comunicação ocorre pelo tom da sua voz e 7% pelo uso das palavras.

Por isso, costumo brincar que, por esses resultados, é mais fácil ir a um barzinho e ter sucesso com uma pessoa que tenha te interessado através dos seus gestos – dançando, por exemplo – do que conversando com ela e falando aquilo que você acha que ela gostaria de escutar.

Essa constatação pode parecer absurda, mas não é. O impacto da sua postura positiva e bem humorada faz toda diferença.

Por isso, fique atento:

1 – Olhe as pessoas nos olhos e demonstre real interesse pelo que ela fala. Não abaixe a cabeça durante uma conversa, seja quando estiver falando ou ouvindo.

2 – Mantenha uma postura ereta e demonstre que está pronto para fazer a diferença. Procure não ficar “encurvado” e com o corpo projetado para frente.

3 – Mantenha a postura positiva mesmo sentado. Não jogue seu corpo na cadeira. Na hora de sentar, sinta suas costas bem posicionadas e encaixadas no encosto da cadeira. Sentar-se de qualquer jeito passa a ideia de desleixo e desinteresse.

4 – Sorria mais. Evite “apertar” os olhos durante a conversa e sinta as “maçãs” do rosto se movimentando com leveza.

5 – Sinta os ombros relaxados, como se suas mãos tentassem tocar o chão. Cuidado para não demonstrar ansiedade e até angústia “jogando” os ombros para cima (ou seja, evite a postura de “jogador de futebol americano”).

6 – Respire devagar. Fique atento à sua respiração pois se você respira rápido demais, pode deixar a outra pessoa ansiosa e se fica respirando fundo pode deixar a outra pessoa incomodada.

7 – Mantenha a postura aberta. Quando estiver de pé, evite cruzar os braços e as mãos enquanto interage com a outra pessoa. Quando estiver sentado, evite cruzar os braços ou colocar as mãos debaixo do queixo para apoiar o rosto.

Quanto à comunicação verbal, o tom da sua voz será fundamental para enfatizar certos momentos da sua fala, quando for necessário falar de maneira firme, ou, para apaziguar os ânimos quando for necessário falar de forma calma e devagar.

Sobre o uso das palavras é preciso ter atenção. Evite a palavra “mas”, ela dá a ideia de “subtração” e pode eliminar tudo o que você falou de bom “antes”. Evite também o “porque”, pois essa palavra soa como uma fábrica de justificativas.

Uma vez que a comunicação gestual impacta tanto no que você tem a dizer no momento de uma negociação ou de uma entrevista de emprego, fique atento à sua postura e lembre-se de manter o contato visual com o outro. Acalme sua mente, respire devagar e o seu corpo refletirá o seu “ser interior” calmo e tranquilo. Na hora de falar, utilize o tom de voz a seu favor e escolha as palavras adequadas à cada situação.

Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários ou envie um e-mail para [email protected]

Você já pode comprar o meu livro pelo link https://pag.ae/7Vr_Ygu4o

Comentários

comentários

Post A Comment