BUSINESS INTELLIGENCE X CIÊNCIA DE DADOS

Quem me acompanha certamente já me viu falando sobre como os dados estão sendo cada vez mais utilizados em gestão e marketing. E como alguns conceitos dessa área às vezes geram certa confusão, por terem termos parecidos.

Dessa vez, quero explicar um pouco as semelhanças e diferenças entre Business Intelligence e Data Science, além de mostrar suas principais aplicações em uma empresa.

Business Intelligence

Muito conhecida como BI, a inteligência de negócios se refere à prática de coleta de dados, organização, verificação e compartilhamento de informações visando oferecer suporte à gestão de um negócio.

A inteligência de negócios trabalha a partir de dados estruturados e internos, obtidos na própria organização, gerados por sistemas, gestores, colaboradores e stakeholders.

O Business intelligence é aplicado para apontar aos gestores uma visão geral do negócio, a partir de indicadores que são levantados e acompanhados. Dessa forma, quando há alteração em algum dos indicadores, fica claro que houve mudança no quadro anterior da organização. A partir daí é possível identificar possíveis riscos e buscar novas oportunidades.

Ciência de dados

Também conhecida como Data Science, a ciência de dados também é um recurso utilizado por gestores para tomar decisões baseadas em dados, mas utilizando um método científico e podendo trabalhar dados não estruturados, apoiando-se em machine learning e inteligência artificial para estruturá-los.

A ciência de dados envolve tarefas mais complexas, como análise estatística, modelagem matemática e programação. Ela pode ser útil para gerar insights de diversas fontes de dados, como informações operacionais, dados de vendas e atendimento, dados não estruturados gerados por máquinas ou formados em e-mails e redes sociais.

Dentre as tecnologias e ferramentas utilizadas em ciência de dados estão plataformas organizadas em nuvem, programação matemática e estatísticas geradas por máquinas.

O Data Science pode ser aplicado na avaliação e verificação de ocorrências dentro de diversos conjuntos de dados da empresa, internos e externos, o que permite uma análise de riscos e oportunidades fora do ambiente do negócio.

Semelhanças e diferenças

A principal semelhança entre inteligência de negócios e ciência de dados está no fato de que ambas visam a conversão de dados brutos em insights para auxiliar na tomada de decisões estratégicas em um negócio.

Com relação às diferenças entre os conceitos, as principais são as tecnologias e abordagens utilizadas.

Além disso, enquanto o Data Science contribui para a organização auxiliando na identificação de oportunidades e futuros riscos para o negócio, analisando dados internos e externos relacionados ao mercado e apontando direções do setor, o BI não utiliza tendências futuras, mas sim previsões a partir de dados do passado e comportamentos registrados no banco de dados de seus próprios clientes.

Por fim, o que posso dizer é que a escolha entre qual o modelo ideal para seu negócio depende do seu objetivo e dos tipos de dados que deseja trabalhar. Se há um grande volume de dados não estruturados que precisam ser organizados para encontrar insights, o Data Science pode ser a melhor opção. Já no caso de os dados já estarem estruturados e o que necessita é tirar conclusões gerenciais a partir dessas informações, o Business Inteligence é mais indicado.

E para outros tipos de suporte que sua empresa precisa, o Mago pode ajudar. Entre em contato comigo e vamos conversar.

Comentários

comentários

Post A Comment