REVOLUÇÃO 4.0: O QUE VOCÊ PRECISA?

Gradativamente, a indústria 4.0 vai se instalando no mundo e não seria diferente no Brasil. De forma rápida, as inovações aparecem não só nos novos produtos, mas principalmente nos processos produtivos que estão mudando completamente o cenário dentro das fábricas.

Robôs em ambientes altamente automatizados e trabalhadores humanos já estão dividindo o mesmo espaço com a forte tendência de aumento da automatização com o passar dos anos.

Pesquisas apontam que em um curto espaço de tempo, inferior a 10 anos, o Brasil terá grande parte do setor industrial dominado por fábricas inteligentes. De acordo com o Boston Consulting Group (BCG), a Indústria 4.0 pode ser dividida em nove tipos de tecnologias.

São elas:
1. Simulação
2. Integração vertical e horizontal dos sistemas
3. Internet of things (internet das coisas)
4. Robotização
5. Big data e analytics (grande número de dados e a capacidade de analisa-los)
6. Computação em nuvem
7. Segurança cibernética
8. Realidade aumentada
9. Manufatura aditiva

Entre essas principais tecnologias, chama atenção a robotização alinhada com a Internet das Coisas, uma vez que juntas irão exigir dos profissionais um alto índice de qualificação e aprendizado constantes. Assim, aquele profissional que antigamente se formava, aprendia o ofício e o realizava sem reciclagem e aprimoramento por anos está perecendo.

O profissional da indústria 4.0 é aquele focado em resultados e se apoia em decisões estratégicas e em constante aperfeiçoamento.

Toda essa mudança de contexto assusta, mas já é realidade. As tarefas repetitivas (que podem facilmente serem desempenhadas por máquinas e que não exigem aperfeiçoamento humano) estão acabando, dando lugar às atividades complexas e criativas, vinculadas ao uso e domínio da tecnologia. É desta forma que robôs e trabalhadores passaram a dividir os espaços dentro das fábricas.

O futuro das indústrias mostra um ambiente extremamente desafiador, altamente tecnológico, mas possível de ser dominado. Para isso o profissional deverá estar constante treinamento, manter a mente aberta para mudanças com disposição para se adaptar e interagir com as máquinas.

Algumas habilidades que serão fundamentais nesse contexto:

1. Conhecimento técnico
2. Adaptabilidade
3. Visão crítica e criativa
4. Capacidade de se relacionar com pessoas e com máquinas
5. Domínio de idiomas, sobretudo inglês
6. Mente aberta para treinamento constante e para absorção de conhecimento
7. Experiência prática

E você, já tem todas essas habilidades?
Está disposto a desenvolvê-las e se tornar um excelente profissional da indústria 4.0? Fique atento e prepare-se para a Indústria 4.0. Esse é o grande desafio nos próximos anos para todos os profissionais dos mais diversos setores!

Faça [email protected]

Você já pode comprar o meu livro, acessando https://pag.ae/7Vr_Ygu4o

Comentários

comentários

Post A Comment