INTELIGÊNCIA COMPETITIVA X INTELIGÊNCIA DE MERCADO

Alguns termos utilizados hoje em dia são similares e podem gerar confusão. Acredito que esse seja o caso de inteligência competitiva e inteligência de mercado. Embora ambas sejam fundamentais para o planejamento estratégico de seu negócio, é importante saber diferenciá-las e entender suas particularidades.

Já posso adiantar que a principal diferença entre esses dois tipos de inteligência está em seu foco. Se você deseja alavancar sua empresa e extrair o melhor das técnicas e metodologias usadas no mercado, continue lendo esse artigo. Quero explicar brevemente o que é cada uma e apontar as principais diferenças entre elas.

O que é inteligência competitiva

Quando o assunto é competitividade, o foco geralmente vai estar na concorrência, não é mesmo? A inteligência competitiva tem como principal característica analisar as empresas do mesmo segmento de mercado, visando mapear novas oportunidades e identificar pontos fortes e fracos — os seus e os dos concorrentes.

A inteligência competitiva tem um papel muito importante na construção do ambiente organizacional, afinal o comportamento da equipe depende da cultura estabelecida com base no planejamento estratégico da empresa.

Também vale destacar que o planejamento aqui é pensado em longo prazo, sempre visando levar o time a cumprir seus objetivos atentando-se ao panorama geral em que a empresa se encontra.

O que é inteligência de mercado

Falar de inteligência de mercado é falar principalmente de coleta e análise de dados, com o intuito de obter informações que apontem mercadologicamente em qual posição um negócio está inserido.

Com foco no cliente, serve para ajudar na compreensão do comportamento de compra do consumidor, a partir de análises de estatísticas sociais e econômicas. Os dados obtidos são utilizados na definição de diretrizes e estratégias a serem adotadas, identificando oportunidades de negócios e antecipando demandas e tendências.

Principais diferenças

Embora possam — e devam — trabalhar juntas, a inteligência competitiva e a inteligência de mercado têm suas diferenças, especialmente no foco e nas estratégias utilizadas.

Enquanto o foco da inteligência competitiva está na concorrência e na competitividade da empresa, buscando compreender a atuação de outras empresas do segmento, em contrapartida, a inteligência de mercado está focada no comportamento dos consumidores, para a partir daí entender como se desenvolve o contexto ao seu redor.

Os dois tipos de inteligência trabalham na captura e análise de dados, mas, como os focos são diferentes, os resultados obtidos e o uso das informações vão servir para a criação de diferentes tipos de estratégias.

Enquanto a inteligência competitiva promove a criação de diferentes métodos para sair à frente da concorrência em seu mercado de atuação e o desenvolvimento de diferenciais competitivos, a inteligência de mercado possibilita o desenvolvimento de novos produtos para alcançar novos clientes ou melhoria dos que já são comercializados para transformar os clientes que já possui em verdadeiros fãs da sua marca.

Agora você sabe diferenciar inteligência competitiva e inteligência de mercado e já pode começar a colocar em prática em seu negócio. Gosta desse tipo de conteúdo? Então acompanhe minhas redes sociais — Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube — para não perder as dicas preciosas que tenho compartilhado.

Comentários

comentários

Post A Comment