MATEMARKETING: ENTENDA A IMPORTÂNCIA DOS NÚMEROS NO MARKETING MODERNO

Até algum tempo atrás, o marketing lidava muito mais com aspectos emocionais e era feito baseado em intuição, dependendo da criatividade de seus profissionais, que precisavam de sacadas geniais para atrair a atenção das pessoas. Atualmente, vejo que as estratégias são cada vez mais apoiadas por dados numéricos — não que o emocional tenha deixado de ser importante.

Hoje em dia, o mapeamento e comportamento baseado em números é o que faz a diferença. Por isso quero abordar aqui o conceito do matemarketing, uma metodologia que pode te ajudar na busca por melhores resultados.

O que é matemarketing

O nome já deixa claro que estamos falando de unir ferramentas do marketing e da matemática para a criação de estratégias. Explicando de forma simples, a ideia é utilizar números e estatísticas para que os responsáveis pelo marketing tenham mais autoridade e sejam mais assertivos.

Antes, muitas das campanhas de marketing eram feitas de um modo que não era possível mensurar seus resultados. Com a tecnologia e as ferramentas analíticas isso mudou, e agora praticamente tudo pode ser mensurado.

O matemarketing é usado principalmente para buscar padrões de comportamento e permitir que as empresas adequem seu processo de venda às expectativas e necessidades de seu potencial cliente.

Como funciona

O processo dessa metodologia pode ser dividido em quatro fases. Primeiro é feita a captação de dados, mas não qualquer tipo de informação aleatória, pense em dados estratégicos, que poderão ajudar a entender melhor o público, suas dores, preferências, hábitos e comportamentos. Como fazer isso? Lançando perguntas aos prospects, seja através de e-mail ou enquetes nas redes sociais. O objetivo é criar um Big Data funcional e estratégico.

Depois disso é analisar os dados coletados. Organize as informações e descarte o que não for útil, de preferência usando um sistema que vai gerar estatísticas de maneira automatizada, permitir criar segmentações e analisar pontos específicos. Se você ainda está começando e não possui uma tecnologia assim, insira os dados em uma planilha de forma organizada e já vai ser possível fazer uma análise das informações obtidas nas pesquisas.

O próximo passo é identificar padrões comportamentais que podem ser explorados nas campanhas e na comunicação do seu negócio, criando interações mais acertadas, por saber com quem está falando e o que essas pessoas esperam da sua marca.

Por fim, é fundamental escolher as métricas e os indicadores de performance que serão acompanhados ao longo das estratégias, para que seja possível criar relatórios e avaliar posteriormente os números, tanto para perceber os resultados obtidos quanto para fundamentar as estratégias futuras.

Deu para entender que a proposta do matemarketing é clarear as coisas para que sua empresa não fique dando tiros no escuro, certo? A análise de números é muito útil para identificar falhas nos seus processos e para auxiliar nas tomadas de decisão, permitindo enxergar onde os investimentos geram mais retorno.

Agora você já sabe como o marketing e a matemática podem caminhar juntos, rumo ao sucesso. Da mesma forma, se você caminhar junto com o Mago, vai conseguir transformar suas ideias em ações e conquistar melhores resultados. Entre em contato comigo e vamos juntos!

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