INTELIGÊNCIA COMPETITIVA X BUSINESS INTELLIGENCE

Com a evolução rápida e constante no mercado, novos termos surgem o tempo todo e, alguns deles, por serem parecidos, podem gerar dúvidas em algumas pessoas, que acabam considerando que são tudo uma coisa só.

Já falei aqui sobre as diferenças entre inteligência competitiva e inteligência de mercado, e agora venho explicar que o Business Intelligence, mais conhecido pela sigla BI, também tem suas particularidades. Acompanhe!

O que é Business Intelligence

A tradução do termo é inteligência de negócios, e ele é empregado para dar nome ao conjunto de processos e ferramentas de tecnologia que as empresas usam na coleta de dados. Ou seja, o BI é a parte operacional da coleta de dados para transformação em informações úteis para o negócio.

A inteligência de negócios objetiva entregar mais subsídios para os gestores nos momentos de tomada de decisão nas empresas, visando um funcionamento mais sistemático e escalável.

O Business Intelligence está apoiado nas seguintes atividades, que são: a coleta de dados, sua organização e análise primária, além do monitoramento de resultados. Coletar dados em si não é tão difícil hoje em dia, mas a gestão eficiente das informações obtidas é que se torna um diferencial competitivo.

Atualmente existem diversas ferramentas para a implementação de uma estratégia de Business Intelligence que atenda as necessidades de qualquer tipo de empresa, e uma das mais conhecidas é a Microsoft Power BI, que promete relatórios e dashboards de fácil visualização e compreensão, mesmo por profissionais que não têm muito conhecimento técnico. Tableau e Qlik também figuram na lista de ferramentas líderes nessa área.

Principais diferenças

Enquanto a inteligência competitiva trata do processo de coletar e analisar dados do mercado para transformá-los em informação, com foco na concorrência e na competitividade da empresa, a inteligência de negócios remete ao uso de dados nos vários setores da organização, com profissionais de diferentes áreas usando os dados para embasar suas decisões.

Na inteligência competitiva, a empresa de um modo geral é fonte de dados, mas quem utiliza as informações são as pessoas do nível estratégico, ou seja, a alta gerência da organização. Isso porque as decisões estratégicas são fruto de planejamento de longo prazo, definição de objetivos organizacionais e as estratégias para alcançá-los.

Já o BI visa oferecer informações ao maior número possível de responsáveis por tomadas de decisão, em seus mais diversos níveis. Este fato está relacionado ao conceito de Gerenciamento de Desempenho Corporativo, que propõe a provisão de valor estratégico completo.

De modo resumido, pode-se dizer que as principais diferenças entre os dois conceitos estão no tipo e origem dos dados e para quem as informações são destinadas.

Enquanto na inteligência de negócios as informações são provenientes de sistemas e bancos de dados, na inteligência competitiva as informações são também externas, envolvendo não apenas a empresa, mas o mercado, o que inclui fornecedores, clientes e concorrentes. Isso significa que em BI os dados são estruturados e quantitativos, e em IC os dados são qualitativos.

Ficou mais fácil diferenciar os termos inteligência competitiva e Business Intelligence? A verdade é que esses conceitos que venho trazendo aqui devem trabalhar em sinergia e gerar a inteligência organizacional da sua empresa. Se você acha que não consegue fazer isso sozinho, entre em contato comigo. O Mago pode te ajudar a levar seu negócio a outro nível.

Comentários

comentários

Post A Comment