COMO FAZER PROMOÇÕES VERDADEIRAS DE BLACK FRIDAY?

Sem dúvidas a “Black Friday” é uma data importante para o comércio e as estatísticas mostram que ela é responsável pela movimentação de bilhões de reais em vendas. A tradição de dar descontos aos clientes na última sexta-feira de novembro acontece em diversos países, mas, quando chegou ao Brasil, veio acompanhada de algumas práticas ruins.

Algumas empresas tentaram ludibriar o consumidor com falsas promoções, aumentando o preço dos produtos para depois mentir que estavam oferecendo descontos. Surgiu daí o termo “Black fraude”, e o resultado foi consumidores revoltados e cada vez mais desconfiados.

Então a dica mais preciosa que eu posso dar é: seja sincero e honesto. Se sua empresa pode encantar o cliente nessa ocasião, não perca a oportunidade. Você vai perder um pouco na margem, mas em compensação vai traduzir ao seu cliente verdade e honestidade, o que vai contribuir para a imagem da sua marca.

Continue lendo e veja o que mais você pode fazer para aproveitar essa data e fazer uma Black Friday verdadeira.

Planeje-se

Fim de ano já é uma época mais propícia para as compras, afinal o Natal está se aproximando e o 13º salário chegando para muitos trabalhadores. Mas isso não significa que basta colocar uma placa de “Black Friday” para garantir vendas.

Aliás, e se vender? Você tem estoque suficiente? Consegue cumprir os prazos prometidos? Seu planejamento precisa ser financeiro, logístico e estrutural, para que o resultado não seja prejuízo, mas sim volume de vendas e clientes se tornando fãs da sua marca.

Escolha bem os produtos

É necessário avaliar sua margem de lucro e ser honesto com seu negócio também. Não é porque tem empresas oferecendo descontos de 50% que você é obrigado a fazer o mesmo.

Uma dica é não dar grandes descontos em produtos que já têm boa saída no preço normal. Um bom negócio é colocar em promoção aquilo que você tem em grande quantidade no estoque e aproveitar a data para atrair clientes para o que não venderia normalmente e até mesmo está ocupando espaço em sua loja.

Prepare atendentes e vendedores

Estamos falando de um período aguardado por muitos consumidores, alguns deles dispostos a fazer pesquisas para encontrarem as melhores opções em meio a tantas ofertas.

Sua equipe precisa estar preparada para esclarecer possíveis dúvidas e atenta para as condições definidas para as promoções. Lembre-se que a ideia é encantar potenciais clientes, tendo em mente que eles poderão voltar depois se a experiência com sua marca for realmente positiva.

Use gatilhos mentais

Já falei aqui sobre alguns importantes gatilhos mentais, e entre eles temos a “urgência”, que cabe exatamente nessa ocasião. Este é o gatilho das compras por impulso, quando a pessoa sabe que não pode deixar para depois a decisão de adquirir aquele produto que possivelmente vai se esgotar a qualquer momento ou não vai estar mais naquele preço no dia seguinte.

Se você estava se perguntando como vender mais na Black Friday, acredito que essas estratégias já são um bom começo. Repito, só entre nessa se sua empresa puder fazer promoções de verdade. Não vale a pena deixar nos clientes uma impressão negativa apenas por querer fazer o que os outros estão fazendo.

E se você entende que precisa alcançar alta performance em vendas não apenas em uma data específica, mas o ano todo, fale comigo. Tenho certeza que posso te ajudar!

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