FOCO: VILÃO OU HERÓI?

A palavra da vez é “foco”. Provavelmente você já escutou falar muito algo do tipo: “Você precisa ter foco para alcançar o que quer”. Ou então: “Sem foco não vai chegar a lugar algum”.

Pois bem, mas o que é o foco? E como ele pode ser funcional para você e não apenas uma palavra com uma força arrasadora capaz de te deixar com uma ansiedade monstro e uma frustração gigante?

A primeira dica é: fique atento na hora de estabelecer metas para não direcionar o foco para o que você “não” quer… Defina suas Metas estipulando o que você quer e quando você quer!

Procure direcionar sua energia e seu tempo para fazer suas definições, com os pés no chão. Verifique se você tem os recursos (habilidades, conhecimento, técnica e até recursos financeiros, se for o caso) necessários para atingir suas Metas.

Seja sempre você mesmo o condutor do seu plano de metas, sua dedicação é que fará a diferença nos resultados.

A maioria das pessoas acha que o significado de “foco na meta” quer dizer “cumprir a meta a qualquer custo”. Cuidado! Muitas vezes, a sabedoria vem da capacidade de reavaliar uma meta e entender se ela ainda é compatível ou deve ser readequada à sua nova realidade.

Para (re)avaliar uma meta, pergunte-se: como está planejada, esta meta ainda é atingível? Meus recursos são suficientes para atingir o objetivo no prazo estipulado? Se a resposta é “não”, então, faça uma readequação da meta para não perder o foco.

Se você estipulou uma meta sem avaliar o cenário, então, você corre alto risco de errar o alvo. Você é o responsável por pesquisar e/ou avaliar as informações do seu mercado.

Se você estipulou uma meta, mas não tem prazo definido para alcançá-la, então, você não tem uma meta realista.

E se você estipulou uma meta que depende de habilidades específicas para seu cumprimento e não fez um plano de ação convergente ao aprimoramento dessas habilidades, então, a chance de ser frustrado é grande.

Portanto, antes de focar em uma realização e trabalhar dia e noite para cumprir metas, procure se planejar, pesquisar e trazer para si a responsabilidade. Avalie suas metas e as redefina se precisar. Não perca seu foco. Você é capaz de realizar tudo o que quiser.

[email protected]

Você já pode comprar o meu livro pelo link https://pag.ae/7Vr_Ygu4o

Comentários

comentários

Post A Comment